Thiago Motta está na sua primeira temporada no comando da Juventus e já alcançou um feito histórico. Após oito rodadas de campeonato, a Velha Senhora sofreu apenas um gol, igualando os melhores registros históricos.
São 11 partidas do técnico ítalo-brasileiro pela Juve. Entre o campeonato nacional e a Liga dos Campeões, o treinador soma seis vitórias, quatro empates e uma única derrota. O duro revés para o Stuttgart, nesta terça-feira, pela competição europeia, pôs fim à invencibilidade do time na temporada. A semana, no entanto, ainda pode acabar com redenção, ou em primeiro momento de pressão, em clássico contra a Internazionale.
A grande marca dessa nova Juventus de Thiago Motta é a consistência defensiva. O time sofreu um único gol em oito jogos no campeonato italiano e, com isso, atingiu um feito raro na história da liga: ocorreu apenas outras cinco vezes.
Raridade da marca
A primeira vez que um time completou oito jogos sem sofrer um gol foi em dose dupla! Na edição do campeonato italiano de 1966/67, dois times alcançaram a marca. O Cagliari de um ainda jovem Luigi Riva e de Roberto Boninsegna, mesmo tendo estrelas no ataque, foi quase perfeito defensivamente e alcançou o feito.
A outra equipe que também sofreu apenas um gol em oito jogos nessa edição foi a Internazionale. Aquele time tinha nomes renomados como o lendário Luís Suárez, Facchetti, Sandro Mazzola e o brasileiro Jair da Costa, todos comandados pelo histórico técnico Helenio Herrera. Ao final do ano, o Cagliari terminou com a melhor defesa da competição (17 gols sofridos), mas em sexto lugar, e a Inter viu o título escapar por um ponto para a Juventus.
Depois de 1966/67, o feito voltou a ser atingido pelo Napoli de 1970/71. Aquele elenco tinha o paredão Dino Zoff no gol e uma dupla de ataque brasileira com Angelo Sormani e Altafini Mazzola. O time, assim como o Cagliari, terminou como a melhor defesa do campeonato (19 gols sofridos) mas não foi suficiente para levantar o troféu, finalizando o ano em terceiro lugar.
A marca só seria atingida novamente em 1993/94, pelo Milan de Fabio Capello. Costacurta, Maldini, Baresi; Desailly...dá para entender o porquê de terem tomado apenas um gol em oito jogos. Dos times que alcançaram o feito, esse é o único que terminou o campeonato como campeão, além de, obviamente, terem garantido a melhor defesa da edição, com 15 gols sofridos.
Por fim, o último time a atingir a marca foi a Roma de 2013/14. Naquele ano, o time de Rudi Garcia começou com oito vitórias em oito jogos, tendo marcado 22 e sofrido apenas um. Apesar de não terem conquistado o campeonato por uma grande margem (102 pontos da Juventus contra 85 da Roma), aquele time de Totti, Florenzi, Gervinho e Pjanic, que também contava com os brasileiros Leandro Castán e Maicon, marcou o torcedor romanista.
Bremer faz falta
A lesão do zagueiro brasileiro Bremer pode impactar negativamente os planos de Thiago Motta. O defensor era o maior nome do sistema defensivo e estava numa boa sequência na Juve.
Sua lesão nos minutos iniciais da partida contra o RB Leipzig, pela Liga dos Campeões, pode indicar uma futura queda de rendimento da defesa dos italianos. Após a substituição do brasileiro, a Juve sofreu dois gols na partida, fato que ainda não tinha acontecido no ano.
Pela campeonato italiano, no primeiro jogo sem o brasileiro, a Velha Senhora tomou um gol de pênalti do Cagliari, o único sofrido até aqui. Na rodada da Liga dos Campeões desta terça-feira, a Juventus perdeu sua invencibilidade da temporada ao ser derrotada em casa pelo Stuttgart em atuação muito abaixo do padrão.
Inter é teste de fogo
A próxima partida da Velha Senhora é contra a atual campeã, Internazionale, neste domingo. O duelo vai ser um verdadeiro desafio para o sistema defensivo da Juventus já que Lautaro Martínez e, principalmente, Marcus Thuram vivem grande fase no ataque dos Nerazzurris. O time de Thiago Motta é o terceiro colocado do campeonato com 16 pontos, uma posição atrás da Inter, com 17.