Após três derrotas consecutivas, o Grêmio, enfim, reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor Gaúcho recebeu o algoz Flamengo, na Arena, saiu atrás do placar, mas contou com o brilho dos garotos na segunda etapa para buscar a virada e o alívio: 3 a 2.
Com o resultado, o time comandado por Renato Portaluppi encerra sequência negativa, chega a 47 pontos e volta a encostar no G4. Do outro lado, o Rubro-Negro permanece com 50, cai para a quarta posição e desperdiça a chance de encostar no líder Botafogo.
Dominante nos primeiros minutos, o Flamengo ditou o ritmo na Arena do Grêmio. Logo aos dois, Cebolinha recuperou bola na linha de fundo pela esquerda e rolou para trás para Arrascaeta. O uruguaio chegou batendo cruzado e encontrou Gerson, que quase colocou para dentro.
Pouco depois, após falta sofrida por Pulgar na entrada da área, Arrascaeta finalizou firme, no cantinho, e obrigou Gabriel Grando a fazer grande defesa. Na sequência, Cebolinha tentou completar o rebote, mas a defesa gremista fez o corte.
Demorou, mas o time comandado por Renato Portaluppi conseguiu ajustar sua marcação e equilibrou as ações em Porto Alegre. Em seu melhor momento na partida, entretanto, o Tricolor Gaúcho acabou sofrendo com a tão temida "lei do ex"...
Aos 42, Cebolinha (cria do Grêmio) disparou pela esquerda, se livrou da marcação de Geromel e partiu em direção a área tricolor. Na sequência, o camisa 11 ganhou a dividida de Villasanti, se livrou de Kannemann e Grando de uma vez só e, com o gol aberto, castigou seu ex-clube.
Com a necessidade de buscar o resultado, o Grêmio voltou com uma mudança para o segundo tempo. Ferreirinha entrou no lugar de Lucas Besozzi. De cara, a alteração funcionou. Com mais intensidade pelos lados, o Tricolor ganhou terreno e passou a criar chances.
Ainda assim, a primeira grande oportunidade da segunda etapa foi do Fla. Aos 12, após cobrança de escanteio de Arrascaeta pela direita, Pablo foi no terceiro andar e testou firme, obrigando Gabriel Grando a fazer grande defesa.
Não satisfeito com o desempenho ofensivo de sua equipe, Renato Portaluppi voltou a olhar para o banco e chamou para o jogo a dupla de garotos André (21 anos) e Nathan Fernandes (18 anos). Logo na sequência das alterações, o Grêmio foi premiado com o gol de empate.
Aos 31, após bobeada de Bruno Henrique na saída de bola do Fla, Ferreirinha recebeu pelo meio, tabelou com Villasanti, invadiu a área e, com muita categoria, tocou na saída de Rossi, deixando tudo igual no placar.
E não parou por aí. Embalado pelo gol de empate, o Imortal aumentou o volume e foi buscar a virada. Aos 36, Cristaldo brigou contra dois defensores do Fla pela direita e conseguiu um toque sutil para Nathan Fernandes, que bateu cruzado e balançou as redes.
A virada abalou o Rubro-Negro, que baixou a guarda e levou o terceiro. Após cobrança de lateral de Reinaldo pela esquerda, Villasanti desviou de cabeça e o jovem André Henrique bateu de primeira para as redes. Aos 44, Luiz Araújo ainda descontou para o Flamengo, mas já não havia tempo para mais nada. Fim de papo e grande vitória gremista na Arena: 3 a 2.
3-2 | ||
Ferreira 76' Nathan Fernandes 81' André Henrique 86' | Everton 42' Luiz Araújo 89' |