Em um duelo direto na luta contra o rebaixamento na Série B, o Ituano se impôs fora de casa diante do Ituano e venceu por 4 a 1. Bruno Xavier, com um hat-trick, e Thonny Anderson fizeram os gols do Galo. Iago Dias marcou para a Macaca.
Com a vitória, o Ituano chegou aos 28 pontos e deixou, ao menos momentaneamente, a zona de rebaixando, indo ao 15º lugar. Já a Ponte Preta, que chegou a sete jogos sem vencer, aparece uma posição acima, com 29 pontos.
Ataques rápidos
O jogo já começou com bola na rede. Aos 4, Vinicius Paiva fez linda jogada individual pela esquerda e serviu Thonny Anderson na área. Após chute forte e defesa do goleiro, a bola bateu no travessão e em cima da linha até Gabriel Xavier só completar e colocar o Ituano na frente. Depois de abrir o placar, o time visitante ainda seguiu com uma forte marcação alta e encontrando espaços, mas já sem aproveitar.
Aos poucos, a Ponte Preta foi crescendo e marcou presença no ataque. Aos 15, Gabriel Novaes começou a jogada, Elvis cavou para área e depois do bate rebate, Iago Dias ficou com a sobra e bateu no alto para empatar. Após longa análise, o gol foi validado. Após os dois gols iniciais, o ritmo do confronto caiu bastante. O Ituano foi mais propositivo e Macaca tentou o jogo direto. Mas as equipes pararam de finalizar.
As equipes se alternaram no campo de ataque, mas com posse de bola na intermediária, longa das áreas adversárias. Do lado do Ituano, Vinicius Paiva seguiu atormentando com sua velocidade pela esquerda. Aos 37, arrancou até a área e parou em boa defesa do goleiro Pedro Rocha. Pouco depois, Thonny Anderson desviou cruzamento na primeira trave e o goleiro da Ponte Preta foi seguro no lance. O primeiro tempo acabou empatado.
Goleada e hat-trick
A volta para o segundo tempo foi com um jogo mais tranquilo, quase em um grande marasmo. O Ituano seguiu a equipe mais propositiva em campo, mas com poucas finalizações. Então aos 11, a bola aérea funcionou. No lance, Bruno Xavier puxou da direita para o meio, cruzou com perfeição e Thonny Anderson apareceu entre os zagueiros para cabecear e recolocar o Galo no comando do placar.
A Ponte Preta teve que de novo correr atrás do empate. Marcou presença ofensiva, rondou a área, mas abusou dos levantamentos para a área, sem sucesso. No contra-ataque, o Ituano seguiu mais perigoso. Aos 23, e jogada foi de em pé, até que Zé Aldo achou Bruno Xavier entre os zagueiros. Na cara do gol, ele deu bela cavadinha e marcou o terceiro. O gol foi anulado em campo, mas acabou validado pelo VAR.
O desespero da Ponte Preta foi grande, assim com os espaços cedidos. Aos 29, Thonny Anderson ganhou disputa no meio-campo e lançou Vinicius Paiva, que rolou para o meio e Bruno Xavier completou na cara do gol para garantir seu hat-trick. O quarto gol sacramentou o resultado do jogo, sem que a Macaca pudesse esboçar uma reação. Na reta final pouca coisa aconteceu e até os acréscimos foram curtos. Bela vitória do Galo.