Cinco gols apenas na primeira etapa. Sete no total, e sem grande esforço. Com uma coleção de golaços, a Holanda massacrou a frágil seleção vietnamita, e avançou em primeiro no grupo dos Estados Unidos, grande potência do futebol feminino.
O saldo de gols tornou o resultado do embate entre EUA e Portugal praticamente irrelevante: seria muito difícil igualar a Laranja Mecânica no quesito para chegar ao topo. As holandesas, que não brilharam contra Portugal e ficaram no empate com os norte-americanos, desta vez mostraram o talento de sua equipe. Já Vietnã se despede sem pontos, e sem gols marcados.
A crueldade holandesa contra Vietnã começou com a craque Lieke Martens, logo aos oito minutos. A atacante recebeu lançamento longo na entrada da área, dominou e tocou por cobertura, deixando a goleira rival em má posição para a foto.
O atropelo teve sequência com boa jogada coletiva, com troca de passes até Katia Snoeijs finalizar. O terceiro gol saiu pouco depois, e com extrema categoria de Esmée Brugts: um tiro colocado de longa distância, no ângulo, sem chance de defesa. Jill Rood e Danielle van de Donk completaram a goleada antes do intervalo.
A Holanda foi mais econômica na segunda etapa: apenas dois gols. Um deles, por sinal, um golaço de Brugts, em mais um petardo de fora da área que encontrou o ângulo. Goleada e liderança.
0-7 | ||
Lieke Martens 8' Katja Snoeijs 11' Esmee Brugts 18' 57' Jill Roord 23' 83' Daniëlle van de Donk 45' |