Erling Haaland, Mbappé e Messi. O prêmio de melhor do mundo será de um dos três, em lista revelada pela Fifa nesta quinta-feira. A entidade publicou também o trio de candidatas no feminino, com Aitana Bonmati, Linda Caicedo e Jennifer Hermoso.
Para o masculino, o período considerado para a votação foi de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023. A ideia era desconsiderar a Copa do Mundo nessa disputa e ajustar o galardão à temporada da Europa. O que não impediu Messi de aparecer mais uma vez entre os finalistas, provavelmente pela última oportunidade.
Messi e Mbappé compartilham argumentos em comum para estar na lista. Ambos participaram da conquista do Francês e fizeram parte da seleção do torneio, com o francês eleito o melhor do ano. Mbappé foi artilheiro e Messi o principal garçom, além de ter batido o recorde histórico de gols marcados nas ligas top-5 da Europa.
Haaland tem mais conquistas, o que o alça a favorito. O norueguês venceu o principal campeonato da Europa, a Liga dos Campeões, além da Premier League e a Copa da Inglaterra. Foi artilheiro do Inglês com recorde de gols marcados e ganhou a "Chuteira de Ouro" das ligas europeias.
Título da Espanha determinante no feminino
No futebol feminino, o período de avaliação foi diferente, de agosto de 2022 a agosto de 2023. A Copa do Mundo, neste caso, foi determinante para as escolhas.
Campeã mundial, a Espanha teve duas jogadoras nomeadas. Aitana Bonmati ganhou todas as principais honrarias individuais e é clara favorita ao prêmio. Jennifer Hermoso foi também determinante para a conquista, embora tenha ganho publicidade indesejada depois por sofrer com o assédio do presidente da federação espanhola à época.
A colombiana Linda Caicedo, de apenas 18 anos, é quem corre por fora nessa disputa. Um nome que deve aparecer em mais premiações no futuro, destaque na seleção e no Real Madrid.
