Depois de um longo suspense, a Fifa confirmou o destino da edição inaugural do Mundial Feminino de Futsal. Nesta quarta-feira (15), a entidade anunciou a Filipinas como anfitriã da disputa na próxima temporada.
Oficializada no ano passado, a Copa do Mundo feminina vem tendo seus detalhes divulgados aos poucos pela Fifa. Inicialmente, a organizadora da disputa confirmou a primeira edição para 2025. Em seguida, veio a divulgação que a competição ocorrerá entre 16 seleções. O próximo comunicado deverá das conta dar datas da disputa.
Com a definição do país-sede, a Filipinas se tornou a primeira seleção oficialmente classificada para o torneio. Sendo assim as respectivas vagas restantes serão divididas em Europa (4), América do Sul (3), Ásia (3), África (2), América do Norte, Central e Caribe (2) e Oceania (1).
O movimento para a realização do torneio iniciou em 2022 e foi liderado pelas principais estrelas da modalidade, incluindo a brasileira Amandinha. A reivindicação ganhou força nos bastidores da entidade e deu a partida para os primeiros indícios da organização do Mundial.
Antes da modalidade ser chancelada pela Fifa, as seleções disputavam o Torneio Mundial de Futsal Feminino. A competição disputada entre 2010 e 2015 teve o Brasil como único campeão das seis edições. Na última disputa, a Canarinho derrotou a Rússia por 3 a 0, em torneio sediado na Guatemala.
No masculino, a entidade organiza o Mundial desde 1989. Desde então, foram nove edições chanceladas pela Fifa, sendo a próxima confirmada para setembro no Uzbequistão.
Ready to make history! 🤩
— FIFA (@FIFAcom) May 15, 2024
The Philippines will host the first ever FIFA Futsal Women’s World Cup in 2025! 👏 pic.twitter.com/BwAdJAvnws
