Siga o canal do youtube do ogol.com.br
    bet365
    Destaque na Lazio, decepção em West Ham e Porto

    Felipe Anderson chega ao Palmeiras com status de craque e sombra de fracassos recentes

    Com grande trabalho nos bastidores, o Palmeiras fechou a contratação de Felipe Anderson sem qualquer tipo de vazamento. O meia criado no Santos está na Europa há uma década, teve a Lazio como segunda casa, mas também viveu momentos de grande decepção.

    Aos 31 anos de idade, qual versão de Felipe Anderson o Palmeiras vai receber? Na Lazio, o brasileiro é bem quisto e com mais de 300 jogos entre suas duas passagens. Já no West Ham, e principalmente no Porto, a realidade foi bem diferente...

    O azul caiu bem

    Contratado em 2013 pela Lazio, Felipe Anderson passou por um período difícil de adaptação na primeira temporada. Mas o crescimento foi evidente e contínuo após o segundo ano. Felipe passou a combinar a capacidade de marcar gols e também de servir os companheiros Biancocelestes. Na temporada 2016/17, e também em 2017/18, o meia atingiu uma dezena de assistências.

    Em um período marcado pelo domínio da Juventus, coube a Lazio, e a Felipe Anderson, chegar longe nas disputas de Copa da Itália. Em 2015, a equipe levou o duelo contra a Velha Senhora para a prorrogação, mas acabou derrotada com gol de Alessandro Mati. Em 2017, a história se repetiu e, com gols de Dani Alves e Bonucci ainda antes dos 25 de jogo, a Juve faturou mais um título.

    Pelo Campeonato Italiano, curiosamente, o melhor desempenho da Lazio nesse período foi na última temporada, vencida pelo Napoli. A equipe fechou na segunda colocação, o melhor posto desde o título em 1999/00, e Felipe contribuiu com nove gols e três assistências.

    Recorde e queda

    As atuações convincentes pela Lazio fizeram com que Felipe Anderson realizasse o sonho de muitos atletas hoje em dia, o de atuar na Premier League. Em 2018, o West Ham desembolsou cerca de 40 milhões de euros para contar com o brasileiro - na época, a contratação mais cara da história dos Hammers.

    Em sua primeira temporada na equipe, o meio-campista conseguiu repetir o bom desempenho que apresentou na Lazio, com 10 gols marcados e cinco assistências distribuídas. O problema para Felipe Anderson é que, depois disso, as oscilações passaram a ser recorrentes. Na segunda temporada, foram apenas 21 jogos como titular com um gol marcado e seis assistências.

    "A primeira temporada, quando você se adapta ao estilo do time, é mais fácil. Na segunda, começam a te conhecer mais. Faltou um pouco de criatividade. Meu começo foi bom, mas depois fiquei um pouco bloqueado. Foi um erro não ter mudado meu estilo. O importante é aprender", declarou Felipe em entrevista ao Estadão.

    A diretoria do West Ham, no entanto, não concordou com a visão do jogador brasileiro. Sem interesse de manter Felipe Anderson no plantel, os Hammers cederam o atleta ao Porto, de Portugal.

    Com enorme expectativa, Felipe Anderson chegou aos Dragões como grande contratação, mas já com a temporada 2020/21 em andamento. Foram apenas 10 partidas, uma assistência distribuída, e a esperança se transformou em decepção. 

    "Tecnicamente é muito evoluído, tem uma capacidade física também. O grande problema do Felipe é no plano emocional, muito sinceramente. Eu acho que falta alguma consistência nas suas temporadas. É capaz de fazer um ou outro jogo dentro daquilo que é a qualidade dele e depois passa por momentos que faltam um pouco de confiança, de acreditar mais. É por aí naquilo que eu pude viver com o Felipe", declarou o técnico do Porto, Sérgio Conceição. 

    Já em 2021/22, Felipe voltou para "casa", ou pelo menos a sua casa do futebol europeu. A Lazio pagou apenas três milhões de euros para contar com o meio-campista e, de lá para cá, o jogador disputou 142 jogos, marcou 24 gols e deu 21 assistências. Com a confiança restabelecida, o próximo passo na carreira é o Palmeiras e o futebol brasileiro.

    Da Itália ao Brasil: Éder e JP não vingaram

    Recentemente, o Brasil recebeu de volta dois jogadores que brilharam na Europa e, até mesmo, se naturalizaram para defender a seleção da Azzurra. O atacante Éder Citadin voltou ao país pelo São Paulo, enquanto João Pedro Galvão assinou com o Grêmio.

    Com 26 jogos e seis gols pela seleção italiana, Éder não conseguiu se impor no São Paulo e marcou apenas 11 gols em 75 jogos pelo time do Morumbi. De volta ao clube que o formou, o Criciúma, o centroavante foi importante na volta da equipe à elite do futebol brasileiro.

    Ainda com uma escala na Turquia antes de retornar ao Brasil, JP Galvão teve dificuldades em sua primeira temporada de Grêmio. Conhecido pela contribuição em gols, principalmente com a camisa do Cagliari, onde tem mais gols do que Ronaldo pela Serie A, o atacante deu uma assistência em 15 jogos em 2023.

    Neste ano, em 16 jogos, JP já balançou as redes em três oportunidades, mas não é titular com Renato Gaúcho no comando gremista. Aliás, ele não começa entre os 11 desde o mês de fevereiro.

    Como os exemplos "italianos" recentes mostram, a volta ao futebol brasileiro pode não ser assim tão simples. Felipe Anderson chega como craque, com direito a chapéu na Juve, e com um histórico impecável na Lazio. Mas o meia também já mostrou que precisa de confiança para render no mais alto nível.

    Brasil
    Felipe Anderson
    NomeFelipe Anderson Pereira Gomes
    Data de Nascimento/Idade1993-04-15(31 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAtacante (Ponta Direita) / Atacante (Ponta Esquerda)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Felipe Anderson
    2024-04-16 08h24m por JP_Tricolor
    O cara virou piada em Portugal e na Inglaterra. Só jogou bem na Lazio, e nem tem números assim tão interessantes. Acho que pode ser útil para o Palmeiras pq o Abel Ferreira provavelmente vai saber explorar bem ele, mas não vai fazer melhor que o Scarpa provavelmente.
    Links Relacionados

    Seleção Brasileira
    Meia é investigado por participação em apostas
    Nesta quinta-feira (30), a Confederação Brasileira de Futebol emitiu uma nota confirmando a permanência de Lucas Paquetá entre os convocados para a disputa da Copa ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 30-05-2024, 13:12
    grandejogadoor 29-05-2024, 23:34
    GaGu 29-05-2024, 20:54
    AAARubra 29-05-2024, 19:40
    AAARubra 29-05-2024, 19:32
    ScPKoHx 29-05-2024, 16:56
    MI
    Militarprd 29-05-2024, 14:59
    ScPKoHx 29-05-2024, 09:02
    JP_Tricolor 29-05-2024, 06:39
    JP_Tricolor 29-05-2024, 06:38