Com Thiago Silva, o Tricolor Carioca não sofreu um gol sequer pelo Brasileirão. A transformação que o defensor fez no sistema defensivo ajudou o time a respirar e caminhar rumo à permanência na Série A, mas ainda tem campeonato. No duelo dos tricolores, o Fluminense marcou ainda no primeiro tempo e o São Paulo, em contrapartida, quis o gol e tentou para isso na etapa compementar, mas não foi efetivo, sofreu gol nos acréscimos e saiu derrotado do Maracanã por 2 a 0.
Com o triunfo, o Flu chega aos 27 pontos, deixa o G4 e assume, por enquanto, a 16ª colocação do Brasileirão. O Tricolor Paulista, por sua vez, perde a oportunidade de encostar no Flamengo, quarto colocado, e segue com na sexta posição com 41 conquistados.
Tricolor Carioca é melhor e sai na frente
Logo aos seis minutos, o Flu assustou com Marcelo. Em recuperação da posse no campo de ataque, o lateral limpou um marcador, avançou pela esquerda e, de fora da área, bateu de bico, mas a bola pegou pouca velocidade e saiu rasteira perto da trave de Rafael.
Com 20 minutos, foi a vez do Tricolor Paulista oferecer perigo com William Gomes. Depois de construção pelo lado esquerdo, o jovem foi acionado, passou no meio de dois marcadores, invadiu a área e bateu alto, mas a bola explodiu na forquilha adversária.
Dez minutos mais tarde, a torcida carioca no Maracanã explodiu. Depois de falta cobrada rápida, Ganso deu exímio toque de calcanhar para Kauã Elias, que passou no meio de dois marcadores e, de fora da área, bateu forte no ângulo de Rafael, sem chances para o goleiro são paulino.
Aos 38, mais do Tricolor Carioca. O Flu recuperou a bola no campo de ataque, puxou contragolpe e Jhon Arias foi acionado pela direita. O colombiano partiu para cima de Wellington, invadiu a área e bateu forte, mas a bola saiu alta sem muita direção.
Passados cinco minutos, outra oportunidade do Fluminense. Jhon Arias cobrou escanteio pelo lado direito, Thiago Santos subiu entre os marcadores do São Paulo e concluiu de cabeça, mas Rafael agarrou sem muitos problemas.
São Paulo tenta, mas Fluminense aniquila no fim
Os paulistanos precisavam correr atrás do prejuízo e, aos cinco, ficaram no quase. Depois de escanteio cobrado pelo lado esquerdo, Ferraresi subiu na segunda trave, testou cruzado e Luiz Gustavo quase completou ao gol, mas, muito perto da trave, não alcançou a bola.
Três minutos mais tarde, mais dos comandados de Zubeldia, que começaram a segunda etapa com tudo. Luiz Gustavo lançou William Gomes na direita, o jovem passou nas costas de Marcelo, cortou o marcador dentro da área e bateu cruzado com força, mas Fábio fez ótima defesa.
Com 12 minutos, Luciano passou perto. Depois de sequência de divididas no meio campo, Sabino recuperou a posse pela esquerda e lançou Luciano na entrada da área, que matou e, com a bola pingando, emendou forte de esquerda, mas a bola saiu por cima do gol de Fábio.
Sete minutos mais tarde, o Fluminense assustou. Após recuperação da posse no campo de ataque, Jhon Arias recebeu no um contra um frente à Sabino, cortou para a direita e bateu, mas o zagueiro desviou e facilitou a vida de Rafael, que agarrou no canto.
Aos 46, o Fluminense liquidou a fatura no Maracanã. Guga acionou Keno pela esquerda perto da área, o camisa 11 gingou para cima de André Silva, cortou para fora e chutou cruzado, para contar com desvio de Rafael e garantir a vitória com o segundo gol.