O futebol de Birmingham, que já esteve no topo não só da Inglaterra, mas também da Europa, terá de se contentar em ver seu clássico na segunda divisão na próxima temporada.
A reportagem de ogol.com.br esteve na cidade e pôde constatar um clima de descrença nas equipes locais, refletido também nos arredores dos estádios.
Na loja de materiais esportivos do Aston Villa, a qual visitamos, não havia compradores. Camisas, por outro lado, não faltavam. Panorama bem diferente do que foi visto na vizinha Leicester, do campeão inglês, onde a loja ficou sem estoque de camisas para venda, de tantos interessados.
O Clássico da Segunda Cidade
O clássico de Birmingham, entre o time que leva o nome da cidade e o Aston Villa, já foi conhecido como o Clássico da Segunda Cidade, pela importância da cidade no Reino Unido.
O primeiro confronto, escrito na história do futebol local, ocorreu em 27 de setembro de 1879, no campo da Muntz Street. A vitória acabou com o Birmingham, que na época se chamava ainda Small Heath Alliance.
A primeira peleja em uma competição oficial foi acontecer oito anos depois, e, dessa vez, os Villains saíram vitoriosos, em Wellington Road, em duelo pela FA Cup.
Na história do confronto, talvez o mais decisivo tenha acontecido em 1963. Os rivais da cidade decidiram a Copa da Liga da temporada 1962/63. O primeiro jogo foi no Saint Andrews Park, e acabou com vitória do Birmingham, por 3 a 1, gols do galês Ken Leek, que anotou dois, e Jimmy Bloomfield. O escocês Bobby Thomson descontou.
No Villa Park, empate em 0 a 0, e os Blues de Birmingham, comandados por Gil Merrick, comemoraram o título na casa dos rivais.
Birmingham consegue tirar uma casquinha do rival campeão
Na década de 1980, o Aston Villa viveu, provavelmente, o período de maior sucesso na sua história. A equipe, que não era campeã nacional desde 1910 (no total, são sete títulos), voltou ao topo do futebol na Inglaterra na temporada 1980/81, vencendo o Birmingham no turno e no returno.
Na temporada seguinte, os Villains foram ainda mais longe, e conquistaram a Liga dos Campeões. No primeiro encontro com os rivais após o título, surpresa: 3 a 0 para os Blues, que carimbaram a faixa dos rivais.
A derrocada
O Aston Villa foi um dos fundadores da Premier League, mas nenhum dos rivais de Birmingham conseguiu grande sucesso na competição até os dias de hoje. Só em 2002 foi disputado o primeiro clássico no novo formato do Campeonato Inglês, com vitória do Birmingham por 3 a 0, no St Andrews Park.
Foram, ao todo, 14 duelos na Premier League, com seis vitórias dos Villains, com 17 gols, quatro empates e quatro vitórias dos Blues, com 15 tentos.
O último encontro dos rivais na primeira divisão foi na temporada 2011/12, com empate. O Birmingham acabou rebaixado naquela temporada e não conseguiu voltar, chegando a ficar perto de uma queda para a terceira divisão.
Na próxima temporada, o reencontro dos rivais acontecerá na segunda divisão, após a péssima campanha do Aston Villa na Premier League. A cidade viverá novamente o clássico, mas na esperança de dias melhores.
