Após três derrotas consecutivas, o Borussia Dortmund, enfim, reencontrou o caminho das vitórias na temporada. Neste sábado, o time aurinegro recebeu o RB Leipzig, no Signal Iduna Park, saiu atrás do marcador, mas mostrou brio e foi buscar a virada: 2 a 1.
Com o resultado, o time comandado por Nuri Sahin chega a 16 pontos, pega o elevador e pula para quinta colocação da Bundesliga. Do outro lado, o Leipzig, que até então estava invicto no Alemão, conhece sua primeira derrota, mas permanece na vice-liderança, com 20.
Virada alvinegra
O Dortmund tomou a iniciativa e teve mais a bola na maior parte do tempo no Signal Iduna Park. Com o controle das ações, o time aurinegro adiantou as linhas, pressionou a defesa adversária mas sofreu para encontrar soluções na último terço.
Do outro lado, o RB Leipzig "aceitou" a pressão do Dortmund, mas fechou bem suas linhas e ficou à espera de oportunidades para sair em velocidade. A estratégia funcionou. Aos 27, após boa descida pela esquerda, Openda "tirou da cartola" um lindo toque de calcanhar e encontrou Sesko, que bateu de bico e abriu o placar.
Apesar do susto, o time comandado por Nuri Sahin não sentiu o golpe, manteve a blitz no ataque e foi buscar o gol de empate. Aos 31, após cobrança de escanteio da direita, Nmecha desviou na área, Beier apareceu no meio do caminho e completou para o fundo das redes: 1 a 1.
Na volta do intervalo, mais do mesmo. O Borussia Dortmund adiantou suas linhas e ocupou o terreno inimigo, enquanto o Leipzig compactou sua marcação e seguiu apostando nas bolas esticadas para velocidade de Openda.
Com a intermediária congestionada, o Dortmund insistiu na bola aérea e criou boas chances. Aos 15, após bola levantada da direita, Schlotterbeck ficou com a sobra na área, bateu firme, mas parou em grande e arrojada defesa de Gulácsi.
Pouco depois, não teve jeito. Depois de boa combinação pela direita, Beier foi acionado na linha de fundo pela direita e levantou na pequena área para Guiarassy, que ganhou no alto de dois marcadores e testou no cantinho, sem chances para o goleiro. Vira-vira aurinegro: 2 a 1.
Na reta final, como era de se esperar, o Leipzig tentou sair mais para o ataque e o jogo ficou aberto no Signal Iduna Park. Os visitantes quase marcaram com Haidara, que teve finalização interceptada em cima da linha pela defesa, enquanto o Dortmund responde com Brandt, que parou em milagre de Gulácsi. No fim, o resultado foi mantido e a vitória foi aurinegra.