Desde que iniciou a transição ao campo, após grave lesão no joelho, Neymar nutre a expectativa de retornar à seleção brasileira. Nesta sexta-feira, porém, o técnico Dorival Júnior optou por manter o camisa 10 fora da lista de convocados e precisou explicar sua escolha.
"Todos estamos atentos com a evolução do Neymar. Ele já está praticamente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo", iniciou Dorival.
Apesar de somado alguns minutos em campo na vitória do Al Hilal na Champions Asiática nas últimas semanas, Neymar voltou a ser preservado pelo Al Hilal e não deve somar muitos minutos em 2024. O processo do clube saudita também entrou nas justificativas de Dorival pela ausência do atacante na convocação.
"Temos que respeitar o processo do clube. Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar", complementou.
Neymar não entra em campo pela seleção desde o dia 17 de outubro de 2023, quando sofreu a lesão na partida contra o Uruguai pelas Eliminatórias. A ausência, entretanto, deve ser a última do camisa 10, que está nos planos de Dorival e vai integrar a seleção a partir da próxima convocação.