A quarta-feira terá um verdadeiro embate entre Brasil e Argentina pela Libertadores. Atlético Mineiro, Palmeiras e Flamengo estréiam na fase de grupos hoje contra três rivais "hermanos".
O primeiro a ir a campo é o Galo, às 19h30, na Argentina. O adversário é o Godoy Cruz, time com pouca tradição na Libertadores e que vai para sua terceira participação. Nunca passou dos grupos.
O Palmeiras encara o Atlético Tucumán, também fora de casa, às 21h45. O rival está em sua primeira participação na Copa Libertadores.
No mesmo horário, mas no Maracanã, o Flamengo enfrenta um adversário com mais história e campeão recentemente, em 2014: o San Lorenzo.
Quem leva a melhor no histórico do confronto?
Os confrontos entre Brasil e Argentina costumam ser equilibrados e os números apontam para isso. No total, foram 189 partidas na Libertadores com leve vantagem argentina: 76 vitórias, contra 73 dos brasileiros e 40 empates.
O fator casa pesa bastante na Libertadores, como fica claro pelo favoritismo histórico dos mandantes. Na Argentina, os times locais venceram 57 dos 95 jogos, com apenas 16 vitórias brasileiras e 22 empates.
No Brasil, a situação muda. Foram 57 vitórias dos clubes nacionais, contra 19 dos argentinos e 18 empates.
