Siga o instagram do oGol
bet365
Futebol Internacional
Alvo do Grêmio em 2023

Destaque por CSA e Juventude, brasileiro sonha em fazer história na África

2024/02/23 11:44
E0

A crescente na carreira de Rodrigo Rodrigues levou o centroavante a aceitar o desafio de desbravar o futebol africano. Depois de duas passagens de destaque na Série B do Brasileirão, o atacante agora defende o Espérance, da Tunísia. Neste sábado, o camisa 9 recomeça a temporada após a paralisação para a Copa da África.

Rodrigo chegou ao Espérance em agosto de 2023, mas só foi liberado para estrear depois de dois meses. A espera, apesar de angustiante para o atacante, terminou com o melhor cartão de visitas possível. O brasileiro começou sua trajetória pelo clube tunisiano marcando o primeiro gol com apenas 15 minutos em campo.

"Quando você marca um gol na estreia, você tira um peso das costas. A ansiedade era muito grande e a demora para regularizar tudo acabou aumentando a expectativa da torcida. Mas graças a Deus consegui corresponder, o gol e a sequência de jogos me deram confiança para me adaptar rápido", contou Rodrigo em entrevista exclusiva à reportagem de oGol.

Desde que desembarcou na Tunísia, o brasileiro marcou três gols nos 13 jogos disputados. Em pouco mais de dois meses no futebol africano, Rodrigo avalia um estilo de jogo que explora a força física e o jogo com bolas longas. O atacante também revela o trabalho individual de precaução para evitar lesões.

"No Brasil, trabalhamos muito a parte física, estamos sempre fazendo algum reforço na academia ou algum trabalho específico. Aqui na Tunísia não existe tanto isso. Então nós, que estamos acostumados com outro estilo de jogo, precisamos nos cuidar ainda mais com esta questão", explicou.

Além de Rodrigo, o Espérance conta com a presença de outro brasileiro. Yan Sasse, ex-Coritiba e Vasco, desembarcou na Tunísia algumas semanas antes e se tornou uma espécie de guia para o companheiro. Rodrigo conta que conversou com Yan antes de aceitar a proposta e ouviu boas referências, que o fizeram ficar ainda mais empolgado com a nova oportunidade.

"Ter um companheiro brasileiro me ajudou bastante na adaptação no clube e no dia a dia. Moramos a uma quadra de distância. Eu busco ele para irmos aos treinos juntos ou então ele passa por aqui e me dá carona. Quando saímos no tempo livre também vamos juntos normalmente. Tem alguns outros brasileiros que conhecemos no país e também nos ajudam nessa adaptação social", contou Rodrigo.

A dupla brasileira vem fazendo sucesso na Tunísia. No primeiro semestre, o Espérance terminou a primeira fase do campeonato nacional na liderança com uma campanha invicta de dez vitórias e dois empates. Na Liga dos Campeões da África, o time tunisiano é o segundo colocado do grupo e precisa de uma vitória no clássico contra o Étoile du Sahel, neste sábado, para encaminhar sua vaga no mata-mata.

Início da difícil e progressão na carreira

A carreira de Rodrigo Rodrigues iniciou com os obstáculos habituais de um jovem que sonha em ser jogador de futebol. Saída de casa jovem, poucas oportunidades e dificuldade até engrenar na carreira. Rodrigo começou sua formação nas categorias de base do Palmeiras e terminou no Bahia. 

Pelo Tricolor, o atacante fez sua primeira partida profissional, mas recebeu poucas chances de atuar e optou pela saída. Após breve passagem na Juazeirense, Rodrigo decidiu voltar para sua terra natal e por lá encontrou o caminho das redes.

Natural de Fortaleza, o centroavante marcou seu primeiro gol como profissional logo na estreia com a camisa do Ferroviário. No total, foram três em 11 jogos no Ferrão, antes de rumar para o ABC, onde também balançou as redes na estreia e deu continuidade na evolução da sua carreira.

"Na primeira temporada como profissional fui relacionado para muitos jogos com o Bahia, mas acabei entrando em campo poucas vezes. Eu sabia que estava em um clube grande, mas precisei reavaliar minha carreira. Queria estar em um lugar em que pudesse ter mais oportunidades, mais tempo jogando. No Ferroviário encontrei a confiança com a sequência de partidas e a partir daí minha carreira evoluiu", relembrou Rodrigo.

O jogador ainda passou por Atlético Goianiense, Paraná e Vilafranquense, de Portugal, antes de deslanchar com a camisa do CSA. Pelo Azulão, o artilheiro terminou a temporada com 20 gols em 50 jogos, fazendo a melhor média da sua carreira. O ano inspirado fez Rodrigo trocar o nordeste pela região sul, assumindo a camisa 9 do Juventude.

Na Serra Gaúcha, Rodrigo novamente correspondeu desde cedo. Na estreia da temporada, um gol no primeiro toque na bola contra o Inter no Beira-Rio. A relação de amor com as redes foi passageira e intensa no Alfredo Jaconi. Em menos de seis meses, o atacante anotou 12 gols e três assistências, em 32 jogos.

Em agosto de 2023, Rodrigo aceitou a proposta do Espérance e se despediu do Juventude, deixando sua saudade no torcedor jaconero. Embora a boa fase no futebol brasileiro e a sondagem do Grêmio - confirmada pelo atacante -, Rodrigo optou pela saída e a realização do sonho de uma nova oportunidade no exterior.

"Estava numa fase muito boa pelo Juventude, tenho um carinho enorme pelo clube, mas pesou o meu desejo de voltar a atuar fora do país. Era uma proposta interessante para ambas as partes. E tudo aconteceu muito rápido, em poucos dias a negociação avançou e precisei tomar uma decisão", completou.

Mesmo com um contrato de três anos assinado com o time tunisiano, Rodrigo não descarta um retorno para o Brasil na próxima temporada. Apesar da adaptação ao futebol africano e o desejo de fazer história no Espérance, o atacante revela o sonho de atuar na elite do Brasileirão.

"Estou muito feliz aqui, mas a gente sabe que o mercado é dinâmico. As propostas sempre chegam. O futebol árabe e o europeu costumam fazer sondagens no final da temporada. Também tenho vontade de voltar ao Brasil e atuar na Série A. Mas deixo isso para depois, no momento estou focado aqui", explicou Rodrigo.

Brasil
Rodrigo Rodrigues
NomeRodrigo Rodrigues Silva
Data de Nascimento/Idade1996-06-18(27 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoAtacante (Centroavante)

Fotografias(8)

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados

Futebol Nacional
Curiosidade
Pai e filho em campo
Romário e Romarinho podem atuar juntos na Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Inscrito no BID da CBF, Romário não escondeu o desejo de atuar ao lado do filho. Nem que ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01
ScPKoHx 18-04-2024, 18:50
Jorjao123 18-04-2024, 10:23
JP_Tricolor 18-04-2024, 07:49
JP_Tricolor 18-04-2024, 07:47
JP_Tricolor 18-04-2024, 07:46