O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira, 1º, os convocados da seleção brasileira para as partidas contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Entre os chamados para a data Fifa desse mês de novembro está o zagueiro Murillo, destaque do Nottingham Forest, na Premier League, e bastante pedido pela torcida brasileira.
Dorival Júnior já comandou a seleção brasileira em oito jogo e em nenhuma das vezes convocou Murillo. Na lista do treinador outros zagueiros foram chamados, como Marquinhos (PSG), Eder Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno e Leo Ortiz (Flamengo), Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Murilo (Palmeiras).
"Em relação ao Murillo, é um jogador que nunca deixou de estar presente nas nossas listas de observação. Acho que nunca estivemos tão bem servidos com zagueiros como estamos nesse instante, assim como atacantes pelo lado direito. Espero que ele seja muito bem-vindo, que renda dentro das suas melhores condições, apresentando aquilo que vem desenvolvendo na sua equipe. É isso que o trouxe até aqui", afirmou Dorival Júnior em entrevista coletiva.
Murillo tem 22 anos, é cria do Corinthians e foi vendido ao futebol inglês por por 12 milhões de euros (R$75 milhões, aproximadamente) depois de um começo meteórico no time paulista. Ele chegou ao Nottingham Forest na última temporada e não demorou nada a se adaptar e virar o titular. Foram 36 jogos disputados em 2023/24, com duas ótimos números defensivos.
O desempenho de Murillo já chamou a atenção, não apenas pelo seu bom porte físico ou tempo de marcação, mas pela ótima qualidade com a bola nos pés. Rápido e habilidoso também chama atenção por suas arrancadas ao ataque. Não à toa na sua primeira temporada na Inglaterra contribuiu com duas assistências.
Na atual temporada, Murillo é pilar de um Nottingham Forest que chama a atenção com apenas uma derrota em 9 jogos no Campeonato Inglês. A equipe da cria do Terrão está no sétimo lugar, com 16 pontos, apenas dois atrás do terceiro colocado Arsenal. Também tem a terceira melhor defesa da competição, atrás apenas de Liverpool e Manchester City, que ensaiam uma briga pelo título.
Murillo foi ligado a uma longa lista de grandes clubes europeus no verão, incluindo Liverpool, Chelsea, Real Madrid e PSG. Em um podcast há dois meses, ele foi aberto sobre seus planos de carreira: "Ir para o Nottingham Forest, ter um bom ano e depois... ir para um grande clube”. Ele mencionou o Manchester City como seu destino preferido.
O zagueiro brasileiro foi assunto da coluna 'Molho Inglês', assinada pelo Playmakerstats.com e que apontou a opinião dos torcedores brasileiros sobre o jogador.
"Ainda acho que ele precisa deste ano para aprimorar ainda mais sua técnica, mas, depois desta temporada, não espero vê-lo mais com a camisa do Forest, já que o teto dele é muito mais alto do que podemos oferecer a curto prazo", disse Christian Brown, do podcast "Red Side of the Trent".
"É um prazer genuíno vê-lo jogar todas as semanas, e espero que este seja o ano em que ele entre na seleção brasileira, especialmente com os problemas atuais. Não digo isso levianamente, mas qualquer um dos grandes clubes europeus teria sorte de tê-lo. Nós certamente temos."