Siga o canal do youtube do ogol.com.br
O que muda na disputa?

Derrota do Vasco afunila briga contra o Z4 e afeta disputa do título

2023/11/29 08:14
E2

Não foi apenas o Corinthians que comemorou a virada sobre o Vasco, nesta terça-feira. Os 90 minutos do duelo RJ-SP foram determinantes para afunilar de vez a briga contra o rebaixamento e até mais, afetando diretamente a disputa pelo título de campeão brasileiro de 2023.

A chance de rebaixamento para o Corinthians foi a praticamente zero com os três pontos conquistados, chegando aos 47. De quebra, São Paulo (47), Internacional (46) e Fortaleza (45) respiraram aliviados, todos agora virtualmente a salvo, embora ainda abaixo da linha de corte matemática de 48 pontos, que leva em conta vitórias do Vasco nos dois últimos jogos, e outros resultados positivos dos outros concorrentes.

Mas quem tem ainda motivos para se preocupar na luta contra o rebaixamento? Como isso afeta a disputa para o título? Veremos isso agora.

Quadrangular contra o rebaixamento

Duas vagas seguem em aberto na luta contra o rebaixamento. Uma delas, no entanto, parece destinada ao Goiás. Apenas um milagre salva o Esmeraldino da queda, especialmente depois da derrota para o Cruzeiro na última rodada. Com 35 pontos, o time goiano pode chegar, no máximo, aos 44, e se vencer os três jogos que faltam - uma sequência que não teve em todo o Brasileirão.

A briga pelo outro posto é mais acirrada, e tem o 14º colocado, Cruzeiro como o melhor posicionado para escapar, justamente pela vitória no confronto direto na rodada passada. Ainda assim, a situação não é tranquila, em grande parte pela tabela que lhe resta: Athletico Paranaense, Botafogo e Palmeiras. Três rivais duros e que brigam em outro extremo da tabela.

O Santos, com 43 pontos, também não terá vida fácil. O duelo desta rodada é contra o Fluminense, com uma viagem para a Arena da Baixada na sequência e encerrando o ano com o Fortaleza, em casa.

Para Vasco e Bahia, no entanto, a situação é ainda mais dura. O Cruz-Maltino tratava a partida contra o Corinthians como uma final, e vai para duelos contra Grêmio e Red Bull Bragantino, ambos na luta pelo G4 (e até pelo título).

Último na zona de rebaixamento, com 41 pontos, o Esquadrão baiano é quem tem a tabela mais favorável. Encara o São Paulo, em casa, na rodada - o Tricolor Paulista ainda não venceu um jogo fora no Brasileirão - e depois pega os mineiros América e Atlético. De qualquer forma, é importante para o Bahia somar pontos nas duas próximas rodadas, já que o Galo pode entrar em campo precisando da vitória para ser campeão no jogo de encerramento.

Como derrota do Vasco afeta a briga pelo título?

A resposta para a perguntar acima é simples: mudança na motivação dos rivais. É comum vermos jogos em outro ritmo na reta final do Brasileirão, por conta de equipes sem grandes objetivos na reta final. Ao perder para o Corinthians, o Vasco pode ter tirado muito do interesse dos próximos adversários de Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Atlético Mineiro.

Para o Palmeiras (63 pontos), o cenário pouco muda, e já era bastante positivo. O jogo da rodada é contra o América Mineiro, já rebaixado, com favoritismo total paulista. Na 37ª rodada, o confronto que poderia ser duro com o Fluminense, tem tudo para ser um duelo contra um time de reservas, com o Tricolor preocupado com o desgaste físico antes do Mundial de Clubes. Na última rodada o rival é o Cruzeiro, que ainda tem motivos para se preocupar, mas ficou muito mais tranquilo após a derrota vascaína, e pode chegar nessa partida a salvo e sem grandes motivações para vencer, ainda mais se o arquirrival Atlético estiver na briga pelo topo.

Segundo colocado, o Flamengo (63) tem uma verdadeira decisão agendada para essa quarta-feira. O rival é o Galo, em confronto direto. O Rubro-Negro enfrenta o Cuiabá na rodada seguinte, e fecha o ano contra o São Paulo. O jogo final será no Morumbi, onde o campeão da Copa do Brasil costuma ser forte, mas sem o medo do rebaixamento e já classificado para a Libertadores, é improvável que o Tricolor Paulista entre com a urgência da vitória, e em uma situação semelhante a do Cruzeiro: podendo ajudar o arquirrival Palmeiras ao vencer.

O Botafogo (62) pode acabar por ser o grande "beneficiado" com a derrota do Vasco. Afinal, o terceiro colocado encara nesta rodada o rebaixado Coritiba, depois o Cruzeiro e, por fim, o Internacional. Se o time celeste vencer o Athletico neste meio de semana, o Alvinegro terá três confrontos contra equipes que praticamente cumprem tabela.

Para o Atlético (60), o momento crucial é o duelo com o Flamengo. Só a vitória interessa. Mas o próximo adversário é justamente o São Paulo, um dos "salvos" com a vitória corintiana. O duelo final é contra o Bahia, fora.

Enquete
RESULTADO DA VOTAÇÃO
VASCO
EMPATE
CORINTHIANS
Comentários (2)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
2024
2023-11-29 16h36m por Carvoeiro1947
Como torcedor do Criciúma, tô torcendo pra um time grande ser rebaixado pra ver ser ameniza um pouco a briga contra a degola no ano que vem. Vasco parece o mais empenhado em buscar esse quinto descenso. . .
Vasco
2023-11-29 11h34m por Piranho
Situação dramática a do Vasco, foi entubado na UTI ontem à meia noite. Tem Grêmio (F) e Bragantino (C) nas últimas rodadas e a tendência é perder as duas. Pelas suas próprias forças não escapa mais do rebaixamento a meu ver, a não ser que o Bahia se entregue nos 3 jogos que ainda tem.
jogos históricos
U Terça, 28 Novembro 2023 - 21:30
Estádio Vasco da Gama (São Januário)
Savio Pereira Sampaio
2-4
Pumita Rodríguez 4'
Pablo Vegetti 25'
Ángel Romero 14' 45'
Gabriel Moscardo 61'
Giovane Nascimento 90'
Links Relacionados

Campeonato Paulista
Melhor campanha
Não foi um jogo nada fácil para o Palmeiras em Barueri, mas o Verdão conseguiu superar o Mirassol, por 3 a 1, para se garantir no mata-mata do Campeonato Paulista. 

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ScPKoHx 23-02-2024, 12:04
ScPKoHx 23-02-2024, 12:02
Piranho 23-02-2024, 08:47