Com boa atuação, o Cruzeiro contou com gols de Kaio Jorge e Lautaro Díaz, sua dupla de ataque, para vencer o Libertad, em Assunção, por 2 a 0, e abrir boa vantagem nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
A equipe celeste receberá os paraguaios na próxima semana podendo perder por até um gol de diferença que, ainda assim, se garante na semifinal. Situação muito bem encaminhada.
Domínio celeste em Assunção
O Cruzeiro parecia jogar em casa. Desde o início, controlou a posse de bola e tratou de acuar o adversário. O Libertad parecia o visitante. Não conseguiu, em nenhum momento, prevalecer em campo. O gol foi questão de tempo.
Primeiro, a Raposa ameaçou. Com Marlon, em chute cruzado que passou perto da trave. E mesmo que Marcelo Fernández tentasse mudar o panorama, em cabeçada defendida por Cássio, o domínio cruzeirense falou mais alto.
Aos 18 minutos, a equipe celeste saiu na frente com estilo. William recebeu de Zé Ivaldo pela direita e, ainda próximo da linha de meio-campo, lançou Kaio Jorge nas costas da marcação. O atacante recebeu na área, deixou a bola quicar e bateu bonito: belo gol.
Os mineiros continuaram mais perigosos. William quase fez o segundo, e Verón desperdiçou grande oportunidade aos 44. Martín Silva tentou manter o Libertad vivo no jogo.
Só que ainda antes do intervalo, já aos 47 minutos, o Cruzeiro saiu em contra-ataque, e Verón aproveitou passe de cabeça de Matheus Pereira para deixar na frente com Lautaro Díaz, que avançou em velocidade e tirou de Martín Silva para abrir 2 a 0.
Libertad tenta responder
O Cruzeiro recuou no segundo tempo, como esperado. Deu a bola ao Libertad e se armou mais para os contragolpes. Os paraguaios ficaram com a bola, tentando achar saídas no ataque.
A entrada de Roque Santa Cruz deu aos paraguaios uma referência ofensiva mais clara. O veterano recebeu cruzamento na área aos 11, e tentou de cabeça. Cássio defendeu. Na sequência, aos 14, foi Santa Cruz quem cruzou, e Aguilar mandou para fora.
O time celeste teve boa chance no contra-ataque aos 19 minutos. Matheus Henrique fez o lançamento na frente para Kaio Jorge, e Martín Silva quase se enrolou com a defesa. Giménez conseguiu afastar o perigo.
Os paraguaios continuaram a tentar pressionar. Mas a chance mais clara de um novo gol, já perto do fim, foi cruzeirense. Aos 42, Kaiki Bruno recebeu de Matheus Henrique na pequena área, mas perdeu uma chance incrível! Ainda assim, os mineiros têm situação encaminhada na Sul-Americana.