Tempo, paciência, persistência e perseverança: nem sempre é possível juntar esses fatores para conseguir o sucesso como resultado final. Elias Manoel, cria do Grêmio que se destacou na Copinha de 2020, conseguiu. O atacante, em atuação inspirada, marcou três gols e comandou a classificação do New York Red Bulls sobre o Charlotte na Major League Soccer, em vitória por 5 a 2.
Elias fez na noite de quarta-feira (25) sua melhor partida desde que desembarcou nos Estados Unidos. O hat-trick, primeiro do atacante pelo NY Red Bulls, é também o primeiro de um jogador brasileiro em jogos de mata-mata na MLS. Antes, em jogos pela fase de grupos, Luciano Emílio, Camilo Sanvezzo, Sérgio Santos e Brenner já haviam marcado três gols numa mesma partida. Brenner, por sinal, conseguiu isso três vezes no ano passado, número recorde em uma única temporada.
Além de ser o primeiro brasileiro a conseguir o hat-trick num mata-mata, Elias Manoel tem um feito ainda mais impressionante. O atacante se tornou o jogador mais jovem a conseguir esse feito em playoffs, e com boa margem de vantagem. Aos 21 anos e 10 meses, Elias marcou seus gols um ano e meio mais jovem que o recordista anterior, Stern John, à época com 23 anos. Esse recorde persistia desde 1999.
Fazer três gols em um jogo de mata-mata na MLS é algo bastante raro. Na disputa, iniciada em 1996, apenas outros quatro jogadores conseguiram, entre eles duas lendas do campeonato: Landon Donovan e Sebastian Giovinco.
Not 1️⃣. Not 2️⃣. THREE 3️⃣. pic.twitter.com/3xBJpE1ECD
— New York Red Bulls (@NewYorkRedBulls) October 26, 2023
Tempo e persistência
Quem vê de longe a noite de recordes de Elias Manoel pode ter uma impressão errada sobre o sucesso. A atuação foi uma redenção para o brasileiro, que teve seus altos e baixos, mas vive agora sua melhor fase desde que desembarcou nos Estados Unidos, em agosto de 2022.
Negociado pelo Grêmio com o NY Red Bulls inicialmente por empréstimo, o atacante foi adquirido em definitivo em novembro do mesmo ano, por cerca de 1,5 milhão de dólares. A primeira impressão deixada pelo atacante foi positiva, iniciou com moral, direto entre os titulares, e marcou dois gols em sua primeira temporada - a chegada foi apenas na reta final da MLS passada, com sete jogos disputados.
Neste ano, porém, Elias perdeu o posto de titular com o qual havia chegado e lutou contra o banco de reservas em mais da metade da temporada. Até junho, foram 19 jogos disputados, 11 deles como reserva, e apenas dois gols marcados. A titularidade foi assumida somente no fim de agosto e os frutos têm sido colhidos nos últimos jogos: o atacante encerrou um jejum de oito jogos sem marcar no dia 4 de outubro e, desde então, tem seis participações direta em gols, com quatro gols e duas assistências.
Com Elias Manoel em grande fase, o NY Red Bulls se permite sonhar com o primeiro título na MLS. O melhor resultado obtido pela equipe foi em 2008, com um vice-campeonato. O tamanho do desafio, porém, não é pequeno: o adversário no próximo playoff é o Cincinnati, simplesmente a melhor equipe da fase de grupos. Os jogos se iniciam já no final de semana.
Elias Manoel. What did Charlotte do to you?!@Audi I #RBNY pic.twitter.com/a3yDvOISRh
— New York Red Bulls (@NewYorkRedBulls) October 26, 2023