Siga o canal do youtube do ogol.com.br
        bet365
        Primeira experiência em seleções

        Com título boliviano no currículo, Zago assume a seleção local em meio ao caos

        2023/10/31 06:46
        E0

        Antônio Carlos Zago é o novo técnico da seleção boliviana. A notícia pode causar alguma surpresa no Brasil, mas a escolha tem um motivo: o treinador é o atual campeão do campeonato local.

        A vaga agora assumida por Zago era ocupada por Gustavo Costas. A Federação Boliviana anunciou a demissão do treinador na última semana, por conta do início desastroso nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026: foram quatro derrotas em quatro jogos.

        A experiência de Zago vai ser a sua primeira por seleções. Ex-jogador do Brasil, o então zagueiro carrega no currículo um título de Copa América, porém ainda na busca pelo mesmo sucesso como técnico.

        O último trabalho de Zago treinador foi no Coritiba. O ex-zagueiro estava livre no mercado desde então. Em 2022, foi campeão com o Bolívar do torneio Apertura.

        Desafio é grande em meio ao caos do futebol boliviano

        Gustavo Costas foi responsabilizado em parte pelo fracasso da Bolívia neste início de eliminatórias, mas a realidade local é dura, e será um grande desafio para Antônio Carlos Zago fazer algo diferente. Desde 2019 o futebol boliviano passa por dificuldades e não consegue uma temporada completa dentro da normalidade.

        Em 2020, o motivo da interrupção do campeonato foi a Pandemia de Covid-19. O Always Ready venceu o Apertura e acabou como único campeão do ano, com o cancelamento do Clausura.

        A solução para a temporada 2021, ainda com problemas pós-Covid, foi mudar o sistema, de forma provisória, para um campeonato único. O formato anual havia sido abolido em 2002. Quem venceu foi o Independiente Petrolero, com recorde de pontos no formato.

        Em 2022, o sistema de Apertura e Clausura voltou, e o campeão da primeira disputa do ano foi o Bolívar, de Zago. E, por incrível que pareça, o técnico segue sendo o "atual campeão" local. Afinal, nenhum dos outros torneios disputados na sequência chegou ao fim.

        O Clausura de 2022 foi interrompido por conta de manifestações populares no estado de Santa Cruz, o mais rico do país. Uma greve geral paralisou o campeonato a seis rodadas do fim, tornando impossível a disputa do restante da peleja. Com problemas financeiros, caos nas cidades e sem prazos para o retorno a normalidade, os clubes decidiram encerrar o torneio com a classificação da forma que estava, porém sem definir campeão, já que Strongest, Always Ready e Bolívar estavam separados por três pontos apenas no topo.

        Em 2023, mais uma vez a Federação Boliviana decidiu por retornar ao modelo de um único campeonato, comportando agora 17 clubes, por conta do acordo contra o rebaixamento por conta do cancelamento do torneio anterior. O campeonato parecia correr sem maiores problemas quando, em 29 de agosto, a Federação Boliviana comunicou em coletiva de imprensa a descoberta de uma extensa rede de corrupção que envolvia jogadores, árbitros e dirigentes. O resultado, depois de muita discussão, foi a anulação de mais um torneio, sem campeões em 2023.

        Neste cenário caótico, Antônio Zago foi a opção da Federação para comandar a seleção boliviana. Com uma equipe praticamente toda formada de atletas locais, não será fácil formar uma seleção competitiva em um país com tamanha instabilidade no futebol, e praticamente parado durante todo o segundo semestre.

        Brasil
        Antônio Zago
        NomeAntônio Carlos Zago
        Data de Nascimento/Idade1969-05-18(54 anos)
        Nacionalidade
        Brasil
        Brasil
        Dupla Nacionalidade
        Itália
        Itália
        FunçãoTécnico

        Fotografias(8)

        Comentários (0)
        Quer comentar? Basta registrar-se!
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados
        Treinador

        Mercado
        Clube deve fazer a limpa
        O Manchester United promete negociar diversos jogadores no próximo mercado do meio do ano, a janela de verão na Europa. Sob nova direção, o clube quer "limpar a ...

        ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

        LukyMax_Santiago 27-02-2024, 11:34
        Piranho 27-02-2024, 09:01
        LukyMax_Santiago 26-02-2024, 13:10
        ScPKoHx 25-02-2024, 22:30
        fragajr 25-02-2024, 21:55