Assim como em 2021/2022, o PSV abriu a atual temporada conquistando o título da Supercopa da Holanda. Na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, o clube de Eindhoven encarou o Ajax, seu maior rival, e, contando com o brilho de Guus Til, venceu por 5 a 3.
Além do faturar o bicampeonato consecutivo, o PSV fatura a 13ª Supercopa e se isola ainda mais como o maior vencedor da competição.
Chuva de gols, brilho de Til e festa do PSV
O Ajax foi melhor nos primeiros minutos e abriu o placar aos 15. Após boa jogada pela esquerda, Steven Bergwijn encarou a marcação, clareou para o meio e bateu com categoria, sem chances para o goleiro Benitez.
A resposta do PSV demorou, mas veio. Aos 32, Cody Gakpo escapou pela ponta canhota, levantou a cabeça e cruzou na medida para Guus Til, que ganhou da marcação e testou no cantinho, igualando a decisão.
O empate elevou o moral da equipe de Eindhoven, que aumentou a carga ofensiva e virou o jogo ainda na primeira etapa. Já nos acréscimos, em uma espécie de repetição do primeiro gol, Gakpo cruzou da esquerda e Til, de cabeça, tirou de Gorter para marcar: 2 a 1.
O segundo tempo foi ainda mais insano em Amsterdã. Correndo atrás do prejuízo, o Ajax voltou a pressionar e empatou logo aos oito. Owen Wijndal desceu com espaço pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e chegou até o brasileiro Antony, que bateu de primeira e fez.
O troco, desta vez, foi imediato. Armando Obispo recebeu com liberdade pelo meio e resolveu arriscar de muito longe. O goleirão bateu roupa e a bola sobrou limpa para Gakpo, que não titubeou e recolocou a PSV em vantagem. Vantagem essa que aumentou pouco depois.
Após rápido contra-ataque pela direita, Guus Til, sempre ele, recebeu na entrada da área e bateu colocado. Iluminado, o camisa 20 viu a bola desviar no meio do caminho e morrer no fundo das redes. Quase no lance seguinte, Kudus ainda respondeu com um galaço, após chutaço de rara felicidade, mas o Ajax não encontrou forças para seguir reagindo.
Para aumentar a festa dos campeões, Xavi Simons tabelou bonito com Veerman, invadiu a área, driblou o goleiro e deu números finais à vitória do PSV, grande campeão da Supercopa da Holanda.
