O Grêmio não teve uma tarde fácil na Serra Gaúcha, mas voltou para Porto Alegre com a vantagem na semifinal do Estadual. Neste domingo, o Tricolor visitou o Caxias, no Centenário, sofreu com o ataque adversário em muitos momentos, mas foi mais eficiente e venceu pelo placar de 2 a 1.
Com o resultado, o time comandado por Renato Portaluppi conquista a vantagem para o jogo de volta, que acontece no próximo dia 26 de março, na Arena, em Porto Alegre.
Caxias é melhor, mas Grêmio sai na frente
O Caxias não se intimidou diante do Grêmio e se lançou para o ataque no Centenário, acumulando chances para abrir o placar. Logo aos sete, Tomás Bastou assustou em cobrança de falta. Pouco depois, Elyeser arriscou uma bomba de fora e também levou muito perigo.
Aos 15, após bom cruzamento da direita, Álvaro se antecipou à marcação e testou pela linha de fundo. Dois minutos depois, Emerson foi mais um a arriscar de fora e, dessa vez, obrigou Caíque a fazer uma grande defesa.
Apesar do enorme volume dos mandantes, quem abriu o placar foi o Grêmio. Aos 21, em sua primeira boa descida ao ataque, Villasanti recebeu de Diego Costa, invadiu a área pela direita e cruzou para Cristaldo, que tentou duas vezes até completar para o fundo das redes.
Na frente do marcador, o time comandado por Renato Portaluppi, enfim, controlou o ritmo da partida, neutralizou as descidas da equipe grená, principalmente as organizadas pelo lado esquerdo, e levou a vantagem mínima para o intervalo.
Tricolor cresce, se segura no fim e garante vantagem
Na volta do intervalo, o Grêmio adotou uma postura mais agressiva e foi dominante nos primeiros minutos. Aos dez, Diego Costa arrancou com tudo pela esquerda, ganhou da marcação, invadiu a área e bateu rasteiro. Atento, Fabian Volpi fez boa defesa.
Na sequência, o Tricolor seguiu apertando no ataque e chegou ao segundo gol. Aos 19, Gustavo Nunes tentou jogada pelo meio e viu a bola se oferecer para Diego Costa, que invadiu a área e foi derrubado por Marcelo Ferreira. Pênalti. Na cobrança, o próprio Diego chamou a responsabilidade e colocou no cantinho direito de Volpi, que saltou para o outro lado.
Apesar da boa vantagem gremista, o Caxias não entregou os pontos e foi em busca de uma reação. Tanto que aos 31, após falta cobrada pela esquerda, Caíque saiu mal no lance, a bola explodiu em Dú Queiroz e entrou. Gol contra, que foi analisado e confirmado pelo VAR: 2 a 1.
Nos minutos finais, como era de se esperar, a equipe grená tentou um último abafa pelo gol de empate, quase sempre através da bola parada de Tomás Bastos, mas o Grêmio soube fechar bem os espaços e garantiu a vitória na Serra Gaúcha.