Dois duelos agitaram a manhã no basquete dos Jogos Olímpicos de Paris. A Grécia de Giannis Antetokounmpo está em apuros após perder pela segunda vez, agora para a Espanha. Já o Canadá, de Shai Gilgeous-Alexander, segue 100% após bater a forte seleção da Austrália.
Em partida de duas seleções que haviam vencido na estreia, o confronto entre canadenses e australianos valia a liderança do Grupo A. E foi com muita luta, e defesa implacável, que o Canadá levou a melhor por 93 a 83.
Depois de dois primeiros quartos muito parelhos, os comandados de Jordi Fernández viraram após o intervalo com RJ Barrett como ponto focal no ataque e supremacia defensiva, já que a Austrália acabou por cometer 18 turnovers, contra 11.
O citado Barrett, que atua no Toronto Raptors, foi o cestinha da partida com pontos, ainda pegou sete rebotes e deu cinco assistências. Do lado australiano, o pivô Jock Landale fez bela partida, com direito a duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes.
Com o triunfo, a seleção do Canadá lidera a chave com duas vitórias em dois jogos e quatro pontos somados. Já a Austrália é vice-líder, com três.
Grécia na lanterna
Em outro grande embate, a seleção da Espanha venceu a primeira nos Jogos Olímpicos. O jogo contra a Grécia foi decidido apenas nos instantes finais e o placar foi de 84 a 77.
Muito do encontro foi ditado pelo grande segundo quarto por parte dos espanhóis. Com uma parcial de 28 a 13, a equipe obrigou o adversário a se esforçar, física e mentalmente, para voltar à briga.
Foi justamente isso que os gregos fizeram no restante da partida, guiados pelo astro Giannis Antetokounmpo. Depois de anotar 34 pontos na estreia, o ala fechou a partida desta terça com duplo-duplo de 27 pontos e 11 rebotes.
Porém, a Grécia não tinha resposta para os tiros exteriores do adversário. Santi Aldama foi o destaque com três tiros de longe e 19 pontos, mas a equipe como um todo disparou para 15 conversões de três pontos.
Os gregos tiveram, nas mãos de Giannis, a chance de empatar a partida de longa distância nos segundos finais. O grego do Milwaukee, no entanto, falhou.
Agora, a Espanha é a terceira colocada no Grupo A, com três pontos ganhos. A Grécia está em último, com dois reveses, e em risco de ficar de fora do mata-mata. Apenas os dois melhores terceiros colocados avançam na disputa olímpica.
