Siga oGol no Twitter
      bet365
      Pensando fora da caixa

      Buscando juntar os cacos, Cruzeiro aposta no mercado da América do Norte para reformulação

      2024/02/23 06:22
      E0

      Após uma campanha instável na sua volta ao Brasileirão em 2023, brigando até as rodadas finais contra o rebaixamento, o Cruzeiro passa por um processo de reformulação do seu elenco, mesmo sem grandes investimentos em compras de jogadores. O time mineiro, que voltou a decepcionar o torcedor nessa semana, com a eliminação precoce na Copa do Brasil para o Sousa, precisou pensar fora da caixa para se reforçar e usou como fonte de jogadores a América do Norte, mercado cada vez mais explorado pelos clubes brasileiros. 

      A Raposa tenta juntar os cacos após a queda na Bombonera do Sertão. Para a sequência da temporada, a prioridade passa a ser o Campeonato Brasileiro. E os "reforços da Concacaf" passam a ser fundamentais na reconstrução do time, sob o comando de um treinador que também vem da América do Norte. 

      O primeiro reforço a chegar da "Concacaf" não atua dentro das quatro linhas. Vindo do Léon e antes com passagem pelo Puebla, ambos do México, o técnico Nicolás Larcamón, de apenas 39 anos, foi contratado para a sua primeira experiência no futebol brasileiro. No clube mexicano, ele conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf, mas acabou demitido após eliminação precoce no Mundial de Clubes da Fifa.

      Com Larcamón, até o momento foram sete partidas, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas. O time comandado pelo argentino soma 11 gols marcados e sete sofridos no período. O trabalho ainda não emplacou, com vitória diante do Atlético, derrota para o América e uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil contra o modesto Sousa. 

      Pela influência de Larcamón, o Cruzeiro então observou e contratou alguns jogadores que ano passado atuaram no México e nos Estados Unidos. Os meias Lucas Romero e José Cifuentes e o atacante Juan Dinenno vieram da Liga MX do México, enquanto o ponta Álvaro Barreal chega da Major League Soccer dos Estados Unidos. O último já tem tudo certo para vestir a camisa celeste, mas ainda não foi oficializado como reforço. 

      Lucas Romero, 29, é velho conhecido do Cruzeiro após atuar no clube entre 2016 e 2019, com 149 partidas nesse período e duas Copa do Brasil conquistadas. Volante e lateral-direito, ele esteve no León, mesmo clube que o treinador Larcamón, e retornou ao time mineiro neste ano após ser comprado por R$ 5 milhões. Foi titular nos últimos quatro jogos, entre eles os clássicos contra Atlético e América. No último, no entanto, acabou sendo expulso. 

      Outro que esteve no futebol do México e chegou ao Cruzeiro nesta temporada foi centroavante Dinenno, 29, contratado com a missão de ser homem-gol após a passagem frustrante de Gilberto, hoje no Juventude. O argentino teve muito destaque na Colômbia e foi contratado pelo Pumas em 2019. Pelo clube mexicano foram 60 gols marcados em 147 jogos, virando ídolo. Pela Raposa atuou em todos os sete jogos na temporada e já foi às redes três vezes. 

      Já neste mês, o Cruzeiro anunciou a contratação do volante José Cifuentes, 24, que atuou na selação equatoriana na último Copa do Mundo. Cifuentes começou 2023 no Los Angeles F.C, dos Estados Unidos, e ainda teve uma breve passagem pelo Rangers, da Escócia, antes de vir ao Brasil. O jovem assinou com o time mineiro por empréstimo do clube escocês, mas ainda não estreou. A expectativa é que o meia seja uma das contratações mais influentes da temporada. 

      "Sobre o Cifuentes, eu joguei contra ele na final da Conchampions. É um jogador muito completo, muito integral, muito misto. Tem essa capacidade de jogar muito bem na fase com bola e também numa fase sem bola. Vem para melhorar a disputa interna, para fazer uma característica a mais", disse o treinador do Cruzeiro em entrevista recente. 

      Além deles, o Cruzeiro também chegou a um acordo pelo ponta Álvaro Barreal, de 23 anos. O jogador chegará por empréstimo junto ao Cincinnati, dos Estados Unidos, e com opção de compra. O canhoto que atua pelos lados do campo viveu altos e baixos na MLS, mas se encontrou de vez na última temporada, quando marcou oito gols e deu 12 assistências. 

      Além desses reforços que se destacam em clubes da América do Norte, o Cruzeiro também contratou o goleiro Léo Aragão (ex-Bragantino), os zagueiros Zé Ivaldo, ex-Athletico, e Lucas Villalba, ex-Argentinos Juniors, e os atacantes Rafa Silva, ex-Jeonbuk, e Gabriel Verón, ex-Porto. 

      Equador
      José Cifuentes
      NomeJosé Adoni Cifuentes Charcopa
      Data de Nascimento/Idade1999-03-12(25 anos)
      Nacionalidade
      Equador
      Equador
      PosiçãoMeia (Meia Central)

      Fotografias(3)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…

      Mercado treinadores
      Oficial
      Anúncio feito nesta noite
      Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo. Em negociação rápida, o Tricolor acertou a contratação do argentino, já anunciado na ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      AAARubra 20-04-2024, 20:57
      ricardodemattossouza 20-04-2024, 12:56
      mateuspbs 20-04-2024, 00:27
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01