Os grandes roteiristas do cinema estariam contentes com a partida entre Cuiabá e Grêmio, neste sábado (10), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um time reserva, o Tricolor Gaúcho foi até a Arena Pantanal somar pontos para se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento. Missão cumprida: o Imortal venceu por 3x1.
Dominante no primeiro tempo, o Grêmio assistiu Braithwaite desenvolver todas as ações - dramáticas - do jogo. Em vantagem, o estreante foi responsável por marcar o gol (contra) do Cuiabá e também outros dois, incluindo o que consagrou a virada do Grêmio na partida. Gabrielzinho fez o primeiro gol do Tricolor do jogo.
Com o resultado, o Grêmio se distancia ainda mais da zona de rebaixamento, chegando a 11ª colocação com 24 pontos somados. Já o Cuiabá é o vice-lanterna do campeonato com 19.
Visitante indigesto
Interromper a ascensão do Grêmio no campeonato brasileiro junto a necessidade de acumular pontos para tentar se distanciar da zona de rebaixamento eram os dois principais objetivos do Cuiabá nesta partida, que contava com a força de sua torcida. Apesar disso, nem todo cântico foi capaz de intimidar o time visitante, que teve as melhores chances do primeiro tempo.
Depois de um início de estudo entre as equipes, o Grêmio foi o primeiro a se destacar em campo, mas por um motivo negativo. Aos 12 minutos de jogo, o goleiro Caíque se atrapalhou e quase deixou a bola entrar contra a própria meta, mas conseguiu evitar em cima da linha. O Cuiabá até pediu a marcação do gol, mas o árbitro deu seguimento ao jogo.
Depois disso, o Tricolor se encontrou no jogo e dois minutos depois chegou com perigo ao campo do Cuiabá. Edenilson recebeu na entrada da área, de frente pro gol, e bate de primeira, antes da bola sair em escanteio.
Melhor no jogo, a consagração do Grêmio ocorreu no minuto 23, pelos pés de Gustavinho. O jovem aproveitou o rebote de um lance criado por Edenilson e empurrou para o fundo do gol, abrindo o placar na Arena Pantanal.
Depois do gol, o Cuiabá diminui drasticamente seu rendimento na partida. Se antes, estava difícil chegar próximo da área, com erros de posicionamento e de passes, agora, o Dourado já não tinha mais criatividade. Enquanto isso, o Grêmio marcava bem e criava jogadas pelo lado direito.
Apesar da superioridade, o Tricolor Gaúcho não conseguiu ampliar o placar e voltou ao vestiário com uma vitória parcial simples.
De vilão a herói
O recomeço do jogo parecia seguir o mesmo enredo do final da primeira etapa, com o Grêmio pressionando a saída de bola do Cuiabá. No entanto, uma bola parada mudou o rumo da partida. Aos seis minutos, Max cobrou escanteio na primeira trave, Lucas Mineiro desviou, a bola bateu em Braithwaite, do Grêmio, e sem reação, mandou (contra) no fundo do gol, sacramentando o empate do Cuiabá.
Depois desse lance, a confiança do Dourado foi restabelecida, pelo menos, até aos 18 minutos. Antes, o Cuiabá até tentou agredir a defesa do time visitante com Derik Lacerda. Ele invadiu a área, cortou pra esquerda e bateu rasteiro. O chute exigiu uma grande defesa do goleiro Caíque.
Essa foi a grande oportunidade que o Cuiabá teve de virar o placar. Mas com um enredo digno dos grandes filmes de super-heroi, Braithwaite se redimiu do gol contra. O atacante recebeu o passe de Monsalve e bateu de primeira, deixando o arqueiro Walter sem chances de defesa e ampliando a vantagem no placar com dois gols para o Grêmio.
A estrela do jogador voltou a brilhar no final da partida. Aos 40 minutos, o camisa 22 recebeu cruzamento na área, cabeceou firme e exigiu grande defesa de Walter. No rebote, ele pegou de primeira, bateu forte e estufou a rede para marcar o terceiro e último gol gremista.