Muito se fala do imediatismo do futebol brasileiro, com uma dinâmica muito peculiar na relação entre clubes e treinadores. Mas a primeira rodada da Liga Portuguesa provou que não é só por aqui que os treinadores têm pouco tempo para trabalhar. Daniel Sousa foi demitido pelo Braga após um empate na estreia na liga, contra o Estrela da Amadora.
Sousa havia trabalhado anteriormente em Gil Vicente e Arouca. Chegou ao Braga para a nova temporada, mas teve pouco tempo para trabalhar. Além da estreia na Liga Portuguesa, o técnico havia conquistado duas vitórias nas fases preliminares da Liga Europa. Ao todo, são quatro jogos, com duas vitórias e dois empates.
O Braga vai enfrentar o Servette, da Suíça, no meio de semana, após empate sem gols em Portugal, lutando por um lugar na fase de grupos da Liga Europa, com novo técnico. Na verdade, um velho conhecido da torcida arsenalista... Carlos Carvalhal.
Carvalhal, lembre-se, já foi alvo no Brasil de Atlético Mineiro, Bragantino, Flamengo, Internacional, São Paulo e Vasco. O técnico é procurado por equipes brasileiras desde 2019, mas nunca aceitou se mudar ao futebol brasileiro.
O técnico volta ao Braga, clube que comandou entre 2020 e 2022, com 58 vitórias em 104 jogos. Carvalhal estava sem clube desde que deixou o Olympiacos, em fevereiro, em um trabalho que durou apenas dois meses.
Tem dança das cadeiras de técnicos na Europa, também...