Nesta terça-feira (5), pela 32ª rodada do Brasileirão, o Botafogo venceu o Vasco, alcançando 67 pontos e se tornando o primeiro clube brasileiro oficialmente classificado para a Libertadores de 2025. Nos últimos 20 anos, 12 títulos vieram para o Brasil, e em 2024, com uma final totalmente brasileira, esse número subirá para 13.
No Campeonato Brasileiro, seis clubes garantem vaga na Libertadores: quatro vão diretamente para a fase de grupos, enquanto dois disputam a fase eliminatória. Além disso, outras vagas são garantidas ao campeão da Copa do Brasil, ao vencedor da Libertadores e ao campeão da Sul-Americana. Se algum desses times também se classificar pelo Brasileirão, a vaga é repassada ao clube brasileiro com melhor colocação no campeonato nacional.
O Botafogo, ao lado do Atlético Mineiro, é finalista da Libertadores 2024. Na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro disputa o título contra o Racing. A vaga do campeão da Libertadores já está garantida para o Brasil, e o time celeste pode ampliar ainda mais a presença brasileira na próxima Liberta.
Já na decisão da Copa do Brasil, o Flamengo, que atualmente está no G6, compete também com o Atlético Mineiro pelo título.
Confira os clubes confirmados na Libertadores 2025
Estudiantes (Argentina)
San Antonio Bulo Bulo (Bolívia)
Universidad de Chile (Chile)
Colo-Colo (Chile)
Atlético Bucaramanga (Colômbia)
El Nacional (Equador)
Independiente Del Valle (Equador)
Libertad (Paraguai)
Universitário (Peru)
Sporting Cristal (Peru)
Melgar (Peru)
Alianza Lima (Peru)
Penarol (Uruguai)
Nacional (Uruguai)
Carabobo (Venezuela)
Tachira (Venezuela)
Universidad Central (Venezuela)