Após o empate na ida no Rio de Janeiro, o Bahia recebeu o Botafogo na Arena Fonte Nova nesta quarta-feira, 7, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil e venceu por 1 a 0, com gol de Luciano Rodriguez. O gol aconteceu no segundo tempo, em que o Tricolor atuou com um jogador a mais depois da expulsão polêmica da Gregore. A definição do adversário nas quartas de final será definida através de sorteio.
Intensidade, erros e polêmica
As equipes começaram com um jogo acelerado desde os primeiros minutos. Do lado do Bahia, Arias foi lançado completamente livre pela direita, mas optou pelo passe. Em resposta do Botafogo, Luiz Henrique ganhou no meio de campo, arrancou até a área e bateu para o lado de fora da rede. Mesmo fora de casa, o time carioca que foi mais propositivo, sufocou a troca de passes baiana e agrediu no último terço.
Sem que o Botafogo aproveitasse a imposição inicial, o Bahia conseguiu sair da pressão e trocar bons passes no ataque, faltando acertar a última bola para finalizar. O ritmo esteve intenso, em jogo também pegado no meio de campo, mas com poucas finalizações dos dois lados. Faltou capricho das equipes na criação das jogadas e a inspiração não acompanhou a correria.
Em meio a muitos erros de passes do Bahia, o Botafogo teve uma chance de ouro aos 23, quando Savarino foi lançado livre na direita da área, ajeitou para o meio e Marcos Felipe com a ponta dos dedos impediu que Luiz Henrique chegasse para completar em cheio. Apesar de não ser dono da bola, o time carioca seguiu com as chegadas mais perigosas e novamente o goleiro apareceu bem para cortar um cruzamento que seria perfeito.
O duelo seguiu muito intenso, mas também brigado no meio de campo, com erros de passes no último terço e poucas chances claras. O Bahia não conseguiu jogar ao seu estilo e apelou para chutões e correria. O duelo por muitas vezes ficou feio, com disputas ríspidas e em uma dessas, Gregore acabou expulso após atingir o rosto de Arias e o árbitro ir ao monitor do VAR para revisão. Primeiro tempo acabou quente.
Pressão, gol no fim e Bahêa avança
O estreante Almada foi escolhido para deixar o campo após a expulsão, com a entrada do volante Danilo Barbosa. O cenário do jogo mudou no segundo tempo, com o Bahia ocupando completamente o contra-ataque, mas com lentidão e sem finalizar. Já o Botafogo mostrou nas transições em velocidade que poderia ser perigoso mesmo com um jogador a menos e chegou a marcar com Luiz Henrique, mas o impedimento foi claro.
Mesmo sem muita inspiração, o Tricolor tentou sufocar. Aos 14, acertou o alvo pela primeira vez em todo o jogo. Biel ficou com bola recuperada na meia-lua, bateu com desvio e John fez grande defesa mandando para escanteio. Aos 18, após boa jogada pela direita, Biel chegou na marca do pênalti, mas chutou fraco para deesa do goleiro do Botafogo. No minuto seguinte, Jean Lucas bateu cruzado de fora da área e a bola saiu ao lado do gol.
O Bahia teve a bola no ataque e ficou circulando na intermediária na busca por espaços diante de um adversário fechado. Aos 26, a chance de ouro, após Juba mandar para a área, Everton Ribeiro ajeitou de peito e Thaciano não conseguiu superar John na pequena área. O Tricolor foi para a pressão e apelou para os cruzamentos. Aos 32, Everton Ribeiro cobrou falta com veneno, Everaldo cabeceou para baixo e Bastos salvou o Fogão.
Chegou a reta final, a torcida ansiosa na Arena Fonte Nova e nada da vantagem numérica ser refletida no placar. Virou ataque contra defesa, com o Bahia na base do sufoco e de pouca inspiração. Então aos 42, o Botafogo deu espaço, Everton Ribeiro acionou Luciano Rodríguez e a maior contratação da história do clube bateu de primeira, em diagonal para acertar o cantinho. Placar aberto.
Foram seis minutos de acréscimos para o Bahia manter a vantagem ou o Botafogo reagir. O Alvinegro foi para o desespero, enquanto os mandantes tentaram administrar. Aos 47, Romero arriscou de muito longe e Marcos Felipe pegou. Os últimos minutos foram de muito tensão e até o goleiro John foi para a área em escanteio que acabou com Cuiabano cabeceando com perigo para fora. O apito final confirmou Bahia classificado para as quartas de final.