Com o sonho de voltar à Libertadores, ACBF e Atlântico venceram na última rodada e seguem vivos na Copa RS. Por outro lado, a Assoeva também encerrou a fase classificatória com vitória, mas se despediu da competição, eliminada nos critérios de desempate.
Pelo Grupo A, o time de Carlos Barbosa preservou seus titulares que atuaram no dia anterior pela Liga Gaúcha e mesmo assim venceu a SER Santiago por 4 a 2, em casa. O triunfo carimbou a liderança da Laranja Mecânica com seis vitórias na fase inicial e 100% de aproveitamento. No outro confronto da Chave, a Assoeva passou pelo Bela Vista por 4 a 3, mas perdeu a vaga para o time de Santiago.
O adversário da ACBF será a Yeesco/Sercesa, segundo colocado do Grupo B, que folgou nesta rodada, vencendo por WO por desistência do Galvão Futsal. A liderança da chave ficou com o Atlântico, que atropelou o São José por 6 a 0 e devolveu a derrota do primeiro turno. O Galo enfrenta a SER Santigo na semifinal.
A Copa RS, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futsal nesta temporada, dá ao vencedor uma vaga na Copa Sul 2024. O torneio regional por sua vez rende ao vencedor a chance de disputar a Supercopa do Brasil, competição que define o representante brasileiro na Libertadores. Desde a criação da Liga Gaúcha de Futsal, campeonato concorrente à FGF, Atlântico, Assoeva e ACBF não possuem direito a disputar uma vaga na principal competição continental.