O aniversário de cem anos de um clube costuma ser um ano de expectativas de disputa de grandes conquistas, mas para alguns se torna um calvário. Neste domingo, o Athletico Paranaense viveu um pesadelo e encerrou a temporada que completa cem anos com um rebaixamento para a Série B do Brasileirão.
O Furacão repetiu o drama passado pelo seu maior rival e também transformou o ano comemorativo em um desastre na temporada. Em 2009, o Coritiba completou 100 anos da sua fundação dentro da zona de rebaixamento e acabou rebaixado para a Série B.
Na sua temporada de comemoração, o Athletico Paranaense ensaiou uma reação na reta final do Brasileirão e havia ficado em posição confortável para fugir do rebaixamento. No entanto, nas rodadas finais, o time comandado por Lucho González voltou a tropeçar na competição e ficou em situação delicada após a derrota, em casa, para o Red Bull Bragantino, dando uma nova vida ao time paulista.
Pela última rodada do Brasileirão, o Massa Bruta cumpriu o seu dever de casa e goleou o Criciúma por 5 a 1, decretando sua permanência e jogando a responsabilidade para o lado do Athletico. Pressionado e em duelo direto contra o Galo, o Furacão repetiu as atuações melancólicas e acabou derrotado por 1 a 0 na Arena MRV.
A queda para a Série B simboliza o retorno do Athletico Paranaense para a segunda divisão depois de 13 anos. Rebaixado pela última vez em 2012, quando subiu no ano seguinte, o Furacão vai reencontrar o Coxa na próxima temporada na tentativa de uma reconstrução para voltar à elite do futebol brasileiro.