O Palmeiras se reabilitou da eliminação do Campeonato Paulista e, mesmo abalado por um ataque que torcedores realizaram contra seu ônibus na chegada ao estádio, venceu o Junior Barranquilla por 3 a 0, nesta quarta-feira no Allianz Parque. Deyverson, Dudu e Hyoran marcaram os gols da vitória Alviverde.
Com o resultado, o Verdão chegou aos nove pontos e se manteve na segunda colocação do Grupo F e, praticamente, garantiu sua classificação para a próxima fase da Libertadores. Na próxima rodada o time do técnico Luis Felipe Scolari vai até o Peru enfrentar o Melgar. Já os colombianos seguem na lanterna, sem nenhum ponto ganho, e está eliminado do torneio. Na próxima rodada a equipe recebe o San Lorenzo no Metropolitano Barranquilla, na Colômbia.
Agressão na chegada
Buscando reabilitação após a eliminação no Campeonato Paulista, o Palmeiras chegou ao Allianz Parque para enfrentar o Junior Barranquilla na Libertadores da América com mudanças. Autor do último pênalti na decisão contra o São Paulo, Zé Rafael foi o escolhido por Felipão para comandar o meio Alviverde, com Lucas Lima e Moisés ficando no banco de reservas. Com um time considerado por muitos o melhor do Brasil, o Verdão encontrou um clima hostil na sua chegada ao estádio, com agressão de parte de sua torcida ao ônibus que levou seus atletas pro confronto.
Com o início da partida, o Verdão se mostrou nervoso e pareceu não encaixar o jogo proposto por Felipão para o time. Com isso, os colombianos tiveram o domínio dos primeiros minutos e chegaram a levar perigo ao gol de Weverton. Em cruzamento de Sambueza, Luan tentou o corte e quase marcou contra. Nas raras vezes que apareceu no campo de ataque, o Alviverde contou com o talento de Zé Rafael para tentar ameaçar a defensiva da equipe de Barranquilla.
Mesmo com a dificuldade da armação, o Palmeiras abriu o placar. Gustavo Scarpa cobrou a falta na intermediária, o goleiro Viera espalmou. No rebote, Dudu tentou o toque por cima para nova defesa de Viera, que colobou a bola na cabeça de Deyverson, que desviou para abrir o placar. O atacante que fez seu quinto jogo seguido como titular marcou seu terceiro gol no ano.
Com o gol marcado, a tranquilidade do Verdão reapareceu e o time passou a dominar as ações. Isso deixou o jogo aberto, o que gerou boas chances para o time brasileiro e também para o adversário, que passou a apostar no contra-ataque. Com as duas equipes mostrando equilibrio e com marcação forte, o placar do primeiro tempo se manteve com a vantagem simples do Palmeiras até o fim.
Dudu apareceu e decidiu para o Verdão
No segundo tempo, o time do técnico Felipão colocou o Palmeiras para decidir o jogo e ir para cima da equipe colombiana. Com um Zé Rafael mais participativo, o time se tornou presença ainda mais constante no campo de defesa do Junior Barranquilla. E a pressão deu resultado quando Bruno Henrique cobrou falta rapidamente e encontrou Dudu livre na entrada da área. O camisa sete abriu espaço e bateu forte para ampliar.
Com o jogo controlado, Felipão colocou Felipe Pires no lugar de Zé Rafael. Do outro lado, buscando equilibrio em campo, Luis Fernando Suarez viveu uma situação inusitada. O treinador colocou Hinestroza em campo no lugar de Luís Diaz. Dez minutos depois, porém, foi obrigado a tirar o jogador que havia entrado a pouco para a entrada de Rangel. Com as mudanças, o jogo ficou mais parado, com o Palmeiras sem tomar a iniciativa e esperando os colombianos, que por sua vez não conseguiam trocar os passes para criar boas chances. Para melhorar o fundamento, Moreno entrou no lugar de Hernandez.
Para reorganizar sua equipe, Felipão promoveu a entrada de Hyoran no lugar de Gustavo Scarpa. Antes de sair, o camisa 14 perdeu uma chance inacreditável. Bruno Henrique lançou Felipe Pires em profundidade. O atacante, livre, rolou para Scarpa que encheu o pé e obrigou Viera a fazer uma defesa espetacular. Conforme o jogo se aproximou do seu final, o Palmeiras voltou a ter iniciativa e criou excelentes oportunidades. No final, Felipão ainda colocou Ricardo Goulart no lugar de Deyverson. E foi Goulart que iniciou a jogada que resultou no terceiro gol da equipe. O camisa 11 tocou para Hyoran e fez o passe para Dudu que, de calcanhar, devolveu de primeira para Hyoran, que sem goleiro tocou para fechar o placar com vitória do Verdão por 3 a 0 diante de um público de 28.791 torcedores.
Ao final do jogo, a Polícia confirmou que prendeu alguns dos torcedores que supostamente estavam envolvidos no ataque na chegada do time ao estádio e revelou que havia uma emboscada planejada para o veículo na volta do time para a Academia de Futebol, o que obrigou o Verdão a alterar seu esquema de segurança.
