Conhecido do futebol brasileiro por sua decepcionante passagem pelo São Paulo, James Rodríguez ainda não empolga no seu início de trajetória pelo Rayo Vallecano depois de ser contratado como o principal reforço para a temporada.
Com apenas 20 minutos em campo (mais acréscimos) e sem entrar, mesmo estando à disposição na última partida, o colombiano já virou tema na mídia espanhola.
James Rodríguez chegou ao Rayo Vallecano depois de rescindir seu contrato com o São Paulo. Sem estar em forma, foi desfalque em algumas rodadas do Campeonato Espanhol, mas agora parece estar 100% fisicamente. Ainda assim, não conquistou uma vaga no time titular.
O meia colombiano estreou somente no dia 16 de setembro, pouco depois de ser bastante participativo na data Fifa de setembro pela seleção. Na estreia atuou por pouco mais de cinco minutos, sem muito o que fazer. Uma semana depois voltou a ser opção no empate em 1 a 1 contra o Atlético de Madrid, quando jogou por mais de 20 minutos.
A polêmica aconteceu nesta quarta-feira, 25. James Rodriguez foi opção no banco de reservas durante toda a partida contra o Girona, que acabou com um seco empate sem gols. Em entrevista após a partida, o técnico Íñigo Pérez explicou a decisão de não dar minutos ao colombiano.
"Hoje acreditei que os jogadores que entraram tinham características diferentes para poder sustentar o jogo que estávamos realizando...Se houver insultos contra mim porque não coloquei um jogador, não tenho escolha senão aceitar", declarou o treinador.
Como bem lembra o torcedor do São Paulo, as críticas a James Rodríguez acontecem pela diferença nos níveis de atuação que ele demonstra por clubes e seleção.
Na última data Fifa foi titular, marcando um gol e dando uma assistência na vitória por 2 a 1 diante da atual campeã do mundo, Argentina. Ainda neste ano foi destaque na Copa América, com um gol e seis assistências no vice-campeonato colombiano.
A expectativa do Rayo Vallecano por James Rodríguez é enorme, como demonstrado pelo presidente do clube, Raúl Martin, que o comparou a Maradona e Messi.
‘É uma honra contar com um jogador como ele, está no auge de sua carreira. Ele foi o MVP da Copa América há um mês, à frente de Messi. O júri do torneio decidiu que ele foi um jogador mais importante que Messi", mencionou.
"Coloco [a contratação de James] no mesmo nível do recém-promovido Napoli à Série A, que contratou Diego Armando Maradona. Naquela época era um time humilde, embora hoje seja um grande time. O mesmo aconteceu agora, quando um clube como o Rayo conseguiu contratar um jogador como James", disse também.
Ainda é um início de jornada de James Rodríguez em Vallecas, mas os fracassos recentes no Catar, Grécia e Brasil ligam um enorme alerta quanto a regularidade do meia de 33 anos. A espera ainda é que pelo clube espanhol, ele seja o mesmo da seleção colombiana.