O Coelho ameaçou sofrer o empate na segunda etapa, mas o primeiro tempo de controle quase que absoluto foi o que manteve a vitória no placar da Arena Independência. Após dominar os 45 minutos iniciais e marcar dois gols, o América passou perto de deixar a vitória escapar, mas diante de um Botafogo que desperdiçou as oportunidades que teve, com exclusão de uma, o clube mineiro ainda marcou no fim e saiu vitorioso por 3 a 1.
Com a vitória, o Coelho voltou ao G4 e, com os 33 pontos que tem, assumiu a quarta colocação da Série B. Por outro lado, o Pantera segue na 16ª posição, com 22 somados e a três pontos da Chapecoense, primeiro time dentro do Z4.
América rápido e letal abre boa vantagem
O primeiro tempo foi do Coelho e a história começou a ser escrita logo aos 12 minutos. Após cruzamento na área do lado direito, Marlon aproveitou a sobra, finalizou ao gol e contou com desvio em Lucas Dias para matar o goleiro João Carlos e tirar o zero do placar.
A próxima chance de perigo foi do Pantera, 11 minutos mais tarde. Baggio disparou pelo lado esquerdo, chegou na linha de fundo, cruza rasteiro para a área e encontrou Alexandre Jesus, que ficou no quase e perdeu a oportunidade de desviar ao gol para empatar o jogo.
No lance seguinte, o América assustou os paulistas. Juninho lançou Fabinho rápido pelo lado esquerdo do ataque, o atacante recebeu, cortou para o meio e, de perna direita, emendou bom chute ao gol, mas a bola subiu demais e saiu por cima do travessão adversário.
Quando o cronômetro chegou aos 27, o segundo dos mineiros se tornou realidade. Elizari acionou Juninho pela ponta direita, o capitão americano disparou e cruzou na medida para Fabinho, dentro da área pelo meio, desviar de cabeça e matar João Carlos. 2 a 0 e tranquilidade americana.
Seis minutos mais tarde, o Tricolor quase diminui a vantagem. Matheus Barbosa acionou Baggio com perfeição, o atacante saiu na cara do goleiro Elias e tentou o gol, mas mandou por cima do travessão e perdeu ótima chance.
Para colocar o prego na tampa do caixão
Logo no quarto minuto da etapa complementar, o Botafogo diminuiu o que parecia um prejuízo gigante. Em contra-ataque rápido, Alexandre Jesus ganhou de Juninho na velocidade, chegou até a área e chutou forte ao gol, para vencer Elias e marcar o primeiro gol tricolor no jogo.
Com 19 jogados, quase o empate do Pantera em Belo Horizonte. Depois de saída errada do América na defesa, Bochecha encontrou Baggio muito bem posicionado para marcar, mas Lucão fez corte providencial e chegou junto no atacante, para evitar o tento.
20 minutos mais tarde, o América liquidou a fatura dentro de casa. Daniel Júnior recebeu a bola na frente de Matheus Barbosa, deixou Schappo para trás com categoria e deu toque sutil na saída de João Carlos para decretar a vitória mineira por 3 a 1.
Com 42 no cronômetro, o Tricolor chegou a marcar o seu segundo gol. Em descida pela direita, Negueba levantou a bola na área e Alexandre Jesus desviou para o fundo das redes, mas a arbitragem anotou impedimento e cancelou o gol.