O Guarani acabou derrotado pelo 17º jogo na Série B na noite desta quarta-feira, para o Botafogo de Ribeirão Preto. Caio Dantas, mais uma vez, tentou carregar o Bugre nas costas, marcou dois gols, mas não conseguiu. O atacante é artilheiro da Série B, em trajetória pouco comum.
Com os gols contra o Pantera, Caio Dantas chegou a 11 e assumiu, de forma isolada, a artilharia da Série B, superando Erick Pulga, que tem dez. Enquanto isso, o Guarani segue na lanterna, com apenas 25 pontos, a nove do primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Curiosamente, o Bugre não tem o pior ataque da Série B. Mas muito devido a Caio Dantas, que marcou 38% dos gols da equipe. Se contarmos as duas assistências do atacante, Caio Dantas participou diretamente de 45% dos gols da equipe na Série B. Os jogadores que mais se aproximam desse percentual são Alesson (Vila Nova, 35%), Dellatorre (Mirassol, 34%) e Anselmo Ramón (CRB, 34%).
Caso não evite o rebaixamento do Guarani e siga no topo da artilharia, Caio Dantas conseguirá um feito que só um jogador alcançou até hoje na história da Série B disputada em pontos corridos. Em 2010, Alessandro foi artilheiro, com 21 gols, e caiu com o Ipatinga, vice-lanterna da competição. A pior colocação de um artilheiro, fora Alessandro, é de Edu, 13º pelo Brusque em 2021.
Caio Dantas seria, também, apenas o segundo a conquistar por duas vezes a artilharia da Série B, que foi sua em 2020. Zé Carlos, em 2012 e 2015, foi o único a conseguir duas vezes terminar como maior goleador do torneio.
Depois de completar o jogo atrasado de quarta, o Guarani terá mais oito rodadas para tentar evitar o rebaixamento. Caio Dantas promete que não faltarão gols. O que, até o momento, não foi garantia de tranquilidade para a torcida...