Siga oGol no facebook
    bet365
    Mais um emprestado pelo City

    Do sonho do City à periferia da bola: Kayky é novo exemplo de política dos Cityzens

    2022/08/09 10:19
    E1

    Lucas Piazón, Nathan, Kenedy, Wallace... Houve um tempo em que o Chelsea apostava alto em jovens talentos, que acabavam por girar o mundo de empréstimo em empréstimo, em política que rendeu muitas críticas ao clube e acabou descontinuada.  O legado parece ter sido deixado para um rival na Inglaterra: o Manchester City. Kayky, um dos nomes mais promissores de sua geração na base brasileira, é o mais novo exemplo, à caminho do Paços Ferreira, modesto clube de Portugal, após falhar no sonho de ser membro dos Cityzens.

    Para quem não recorda, Kayky surgiu no Fluminense como a grande estrela da "Geração dos Sonhos" de Xerém. Um grupo talentoso de garotos sub-17 que conquistou o Brasileirão da categoria, entre outros títulos. O prodígio tricolor chegou a ganhar o apelido de "Neymar canhoto" e chamou a atenção do City. Antes de sequer ter atuado uma partida completa como profissional no Brasil, Kayky já tinha assinado contrato com o clube inglês.

    Com apenas 17 anos, Kayky ainda permaneceu por um semestre emprestado ao Fluminense em 2021. Chegou a dar amostras de sua qualidade, com velocidade e dribles, além de quatro gols, mas ainda não estava pronto fisicamente para assumir a titularidade. Acabou convocado para se apresentar ao City para a temporada 2021/22 com a promessa de um projeto para o integrar no time principal.

    Kayky não foi sozinho para o City. Metinho, volante congolês da mesma geração, também foi contratado pelo grupo, porém com um plano diferente. Passaria pelo Troyes, da França, para ganhar experiência. Um destino mais modesto para um atleta considerado promissor, mas cuja transferência acabou por ser selada por conta do poderia financeiro do conglomerado, e acima de tudo pela ilusão de fazer parte de algo maior, com a imagem do Manchester City como poder de persuasão.

    Kayky e Metinho ©Lucas Merçon/ Fluminense
    O City cumpriu inicialmente parte de sua promessa. Kayky foi integrado ao time, fez jogos pelo sub-19, sub-21 e sub-23, com direito a sete gols e quatro assistências em 14 partidas na Premier League de aspirantes. Disputou dois jogos sob comando de Pep Guardiola e chegou a ficar no banco em partidas da Liga dos Campeões. Mas, com forte concorrência no elenco inglês, seria impossível imaginar uma sequência de jogos do jovem, com 19 anos recém-completados, na temporada 2022/23.

    A saída encontrada pelo Manchester City foi a mais usual: emprestar o jovem para ganhar experiência. O destino encontrado causou certa surpresa. O Paços Ferreira, 11º colocado na última Liga Portuguesa, recebeu o atleta para os exames médicos de rotina e deve anunciar o acordo em breve. Mesmo em Portugal a transferência foi recebida com ar de incredulidade. O valor de mercado de Kayky, cuja transferência para o City pode ultrapassar os 20 milhões de euros com bônus incluídos, é superior ao do elenco todo do modesto clube luso.

    Companheiro de Kayky, Metinho também já tem novo destino para 2022/23, e muito longe do "glamour" dos Cityzens. O volante sequer atuou no Troyes depois de grave lesão no ombro e vai tentar a sorte agora no Lommel, da segunda divisão da Bélgica, outro time do grupo.

    De Douglas Luiz à Yan Couto: Quem vingou no City?

    O caso de Gabriel Jesus em 2016 acabou por ser uma exceção. Contratado ainda com 19 anos, Jesus já era titular no Palmeiras e acabou o ano de 2016 campeão brasileiro antes de seguir para o Manchester City. O atacante se estabeleceu rapidamente como peça importante para Pep Guardiola e teve muito sucesso por lá, embora tenha perdido espaço no decorrer dos anos, sendo negociado com o Arsenal na atual temporada.

    Douglas Luiz foi a outra grande aposta brasileira do City após Jesus. O sucesso não foi o mesmo. O ex-Vasco foi de imediato emprestado ao Girona, um dos principais "incubadores de talentos" do grupo, e recebeu a promessa de integração no City. Neste caso, no entanto, o que falhou foi a obtenção do visto de trabalho na Inglaterra, frustrando Pep Guardiola. Depois de dois anos na Espanha, Douglas enfim chegou à Premier League... Para defender o Aston Villa, onde enfim ganhou sequência e destaque, com convocações para a seleção brasileira como prêmio.

    Yan Couto
    SC Braga
    2021/2022
    42 Jogos  2930 Minutos
    1   4   0   02x

    ver mais »
    A lista de brasileiros do grupo cresceu, embora nem todos com promessas de fazer parte da principal equipe do grupo. Yan Couto, lateral campeão mundial sub-17 com o Brasil, foi um dos que seguiram para a Europa na expectativa de trabalhar com Guardiola. Chegou a negociar com o Barcelona, mas conversas diretas com o treinador o convenceram. O ex-Coritiba vai agora para o seu terceiro ano de empréstimos, retornando ao Girona depois de boa temporada pelo Braga, espécie de "quarta força" do futebol português.

    Por sinal, Portugal é terreno fértil para jovens promissores do Grupo City. No Paços Ferreira, Kayky vai encontrar outra aposta dos Cityzens, o atacante Arthur Sales, ex-Vasco, que defendeu o Lommel em 2021/22. Diego Rosa, promessa do Grêmio, defendeu o FC Vizela depois de temporada e meia pelo clube belga. Já Savinho, promessa do Atlético Mineiro, foi emprestado ao PSV em seu primeiro ano de contrato com o grupo.

    Foden, Sancho e a dificuldade em encaixar jovens

    O mercado brasileiro é um dos mais explorados do Grupo City, mas não é o único, claro. O próprio São Paulo vai receber dois estrangeiros do conglomerado: o argentino Nahuel Bustos foi confirmado como reforço após dois anos no Girona; Nahuel Ferraresi vai seguir o mesmo caminho depois de três anos em Portugal.

    Nem mesmo os grandes nomes da base do Manchester City têm vida fácil por lá. Os milhões disponíveis para Guardiola tornam mais fácil trazer talentos de fora - Haaland foi o último grande investimento. Não por acaso uma das maiores promessas do futebol inglês, Jadon Sancho, acabou por deixar o clube para seguir o inusitado caminho na Alemanha, no Borussia Dortmund. Voltou depois a Manchester para defender o United.

    Phil Foden é o caso de maior sucesso recente nos Cityzens. Mas mesmo o grande prodígio do clube sofreu para ganhar espaço. Pep Guardiola reconheceu o esforço para dar minutos ao jovem talento no início da carreira: foram quatro temporadas como coadjuvante, crescendo aos poucos até se assumir como nome importante do time principal.

    Mesmo sem conseguir aproveitar as principais promessas do conglomerado, o Manchester City segue pelo mundo recrutando talentos, talvez pelo receio de perder pelo caminho o próximo craque do futuro. Atletas que sonham com a glória na Inglaterra, embora a história recente mostre que o caminho mais provável seja vagar por empréstimo como um nômade da bola.

    Brasil
    Kayky
    NomeKayky da Silva Chagas
    Data de Nascimento/Idade2003-06-11(20 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAtacante (Ponta Direita) / Atacante (Ponta Esquerda)

    Fotografias(13)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Gestão City
    2022-08-09 11h52m por LukyMax_Santiago
    Eu acho que tinha que ter um limite para ter jogadores e emprestar, porque tem jogadores presos a contratos que jamais jogarão.

    Posso estar escrevendo alguma bobagem, mas acho que certas coisas desse tipo, deveriam ser revistas.

    Copa Sul-Americana
    Primeira derrota na Sula
    O Corinthians mostrou pouco repertório ofensivo, perdeu Raul Gustavo por um destempero em expulsão infantil e acabou derrotado pelo Argentinos Juniors, fora de casa, por 1 a 0. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09
    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05