Siga oGol no facebook
        bet365
        Início surpreendente

        Desacreditado, Avaí alcança em cinco jogos o que fez em 38 há três anos

        2022/05/10 07:16
        Análise estatística por Tiago Cardoso
        E1

        Fora do script, a arrancada do Campeonato Brasileiro está cheia de surpresas. Alguns podem apontar Palmeiras e Flamengo na metade de baixo da tabela, outros a lanterna do Fortaleza, mas há uma que passa próximo do inimaginável. O Avaí encerrou a quinta rodada da Série A em terceiro lugar, somando três vitórias, um empate e uma derrota. Em 2019, quando foi rebaixado com uma campanha vexatória, o time catarinense conseguiu o mesmo número de triunfos que tem hoje, a diferença é que foi ao longo de 38 jogos.

        Este início de Brasileirão já é o melhor da história do Avaí na competição. O Leão da Ilha disputa em 2022 seu 13º campeonato da elite nacional, e nunca conseguiu um desempenho tão bom nas cinco primeiras partidas. Porém, muito mais do que o histórico representa, a surpresa pela arrancada do Avaí vem mesmo pelo presente.

        O Avaí entrou no Brasileiro como clube com pior aproveitamento de pontos na temporada. O retrospecto do time pré-Brasileirão era de ínfimos 31% dos pontos ganhos, tendo escapado do rebaixamento do Catarinense por apenas dois pontos. Há de se ressaltar, num estadual recheado de clubes sem divisão, e que três deles terminaram à frente do Avaí: Hercílio Luz, Camboriú e Concórdia.

        Como não poderia ser diferente, as apostas gerais antes do pontapé inicial do Brasileirão eram de que o Avaí não somente seria um candidato ao rebaixamento, como também a segurar a ingrata lanterna. Em um contexto inesperado, com nível de exigência muito mais alto, os catarinenses reagiram e já dobraram o número de vitórias na temporada. Antes do Brasileiro eram três em 16 jogos, e agora passadas as cinco rodadas são seis em 21.

        E o que aconteceu para tamanha mudança no Avaí? Alguns fatos dos últimos meses foram a troca de comando, com a saída de Claudinei Oliveira e a chegada de Eduardo Barroca, a dispensa de atletas e uma série de reforços: Edílson, Bressan, Lucas Ventura, Galdezani, Kevin, Rodrigo Freitas, Jean Pyerre, William Pottker, Marcinho e Vitinho foram contratados desde que Barroca assumiu o time.

        Ainda é muito cedo para dizer que o Avaí não será forte candidato ao que se esperava antes do início do Brasileirão. Evitar o rebaixamento pela primeira vez desde 2010 parece ser uma meta justa no momento. Quem sabe, se continuar surpreendendo, o objetivo pode se tornar mais arrojado. Por enquanto, na Ressacada, melhor seguir sonhando com um olho aberto e o outro fechado.

        Comentários (1)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        Avaí
        2022-05-10 16h29m por renato92
        Torço pro sucesso deles, apesar de ser um time ioiô igual ao Norwich
        Links Relacionados
        Equipe
        Competição
        SIMULADOR OGOL
        Série B
        Topo provisório
        O Bahia está de volta à liderança da Série B. Na noite desta sexta-feira, em jogo válido pela oitava rodada, o Tricolor recebeu a Ponte Preta, na Arena Fonte Nova, ...
        ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
        DiMarinhoFla 20-05-2022, 19:15
        Damas2 20-05-2022, 17:05
        Damas2 20-05-2022, 10:38
        ScPKoHx 19-05-2022, 18:22
        Okocha10 19-05-2022, 08:01
        LukyMax_Santiago 18-05-2022, 20:30