O trabalho da base em Xerém é motivo de orgulho dentro do Fluminense, mas o clube pode entrar em 2022 com um time de veteranos e média acima dos 30 anos de idade. A chegada de Fábio, de 41 anos, reafirmou a estratégia tricolor de apostar na experiência para a temporada.
O equilíbrio entre juventude e experiência costuma ser o caminho para o sucesso. O mais desejável é contar com jogadores na casa dos 27 anos, naquele período onde o vigor físico se mistura à vivência em campo, no que geralmente resulta no auge do atleta. Por questões financeiras é difícil para os clubes brasileiros segurarem seus principais talentos neste período. O Fluminense sofre com isso. Com jovens promissores do elenco, a diretoria decidiu que deveria buscar veteranos no mercado.
Além de Fábio, de 41 anos, o Fluminense contratou outros três nomes acima dos 30: Felipe Melo, de 38 anos; Germán Cano, de 33; e Willian Bigode, de 35. Todos jogadores de peso, com salários também acima da média, daqueles difíceis de se deixar no banco, embora Cano inicialmente seja uma opção para revezar e depois substituir Fred, de 38 anos. O ídolo tem aposentadoria marcada para o meio do ano.
A experiência dos nomes citados acima contrasta com a juventude de promessas de Xerém. O time titular deve contar com pelo menos duas delas, com André, de 20 anos, e Luiz Henrique, de 21. Ainda assim, a equipe pode acabar pendendo para a média de 30 anos, com tantos veteranos contratados.
Considerando a base de 2022 e os novos reforços, fizemos um exercício de escalar um provável time titular do Fluminense. Mais da metade dos jogadores teria acima dos 30 anos, e a média seria de 30,5, muito acima do habitual para um time da elite nacional. Das contratações citadas acima, deixamos apenas Cano na reserva, pois é difícil imaginar que seja titular ao lado de Fred.
O time seria escalado com: Fábio (41); Samuel Xavier (31), Nino (24), David Braz (34), e Cristiano (28); Felipe Melo (38), André (20) e Yago Felipe (26); Luiz Henrique (21), Fred (38) e Willian (35).
Com Abel Braga como novo técnico, é impossível cravar como jogará o Fluminense em 2022 - o time acima seguiu o modelo tático de 2021. Vale lembrar que o Fluminense conta ainda com nomes como Luccas Claro (30), Wellington (30) e Ganso (32).