Siga o instagram do oGol
bet365
Em grande forma

Léo Gamalho se torna o segundo maior artilheiro dos pontos corridos da Série B

A noite de Série B foi especial em Curitiba. Para o Coxa, a vitória por 3 a 0 sobre o Sampaio Corrêa representou o reencontro com a vitória após quatro rodadas turbulentas, e para Léo Gamalho, autor de um dos gols do triunfo, o dia 19 de outubro de 2021 ficará marcado como a data em que alcançou o segundo lugar na artilharia histórica da competição.

O formato de pontos corridos da Série B começou a ser disputado em 2006, três anos depois da adoção do modelo na Série A. O período coincide com o início de carreira de Léo Gamalho, que apesar de ter sido revelado pelo Internacional, disputou a elite do futebol brasileiro em apenas duas oportunidades. A "casa" do artilheiro é mesmo a Série B, onde ele se sente mais à vontade para fazer história.

Nesta temporada, Léo Gamalho disputa sua 10ª edição da segunda divisão nacional, e alcançou na terça-feira (19) os 70 gols na competição. O número foi o suficiente para tirar Élton do posto. O atacante, que atualmente está no Cuiabá, tem 69 gols na Série B.

Curiosamente, apesar de ser o segundo maior artilheiro da segunda divisão, Léo Gamalho nunca foi o principal goleador de uma temporada do torneio. Ao balançar a rede contra o Sampaio Corrêa, o atacante alcançou também sua melhor marca na Série B, com 14 gols. Antes, o melhor ano do atacante foi em 2014, com a camisa do Santa Cruz, quando fez 13 gols, mas ficou longe do artilheiro Magno Alves, que marcou 18.

De 2011 para cá, Léo Gamalho vem disputando a Série B quase ininterruptamente. O único ano em que o atacante não pisou nos gramados da competição foi em 2018, quando esteve no futebol coreano. Em outros anos, porém, não chegou a participar de campanhas completas, já que como um andarilho da bola, defendeu mais de uma camisa no mesmo ano, transitando assim entre futebol internacional (Uruguai e Catar) e Série A, mas sempre retornando em algum momento para a B.

Longe do topo

O principal artilheiro dos pontos corridos da Série B é o atacante Zé Carlos, atualmente sem clube. O jogador, de 38 anos, tem 91 gols marcados na "Era dos Pontos Corridos", e soma ao todo 94 na história da competição. Isso acontece porque o veterano estava em início de carreira na época pré-pontos corridos, e chegou a balançar a rede em 2004 e 2005.

Diferente de Léo Gamalho, Zé Carlos já foi em duas oportunidades o artilheiro da Série B. Em 2012 e 2015, com as camisas de Criciúma e CRB, respectivamente, o atacante foi o principal goleador da competição. Inclusive, a marca de Zé Carlos em 2012, de 27 gols, é a segunda maior registrada até hoje. O maior artilheiro de uma única edição dos pontos corridos é Bruno Rangel, com 31.

Brasil
Léo Gamalho
NomeLeonardo Gamalho de Souza
Data de Nascimento/Idade1986-01-30(38 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoAtacante (Centroavante)

Fotografias(13)

Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados
Jogador
Equipe
Competição

O Grêmio encaminhou a renovação do contrato do zagueiro Gustavo Martins, de 21 anos. O defensor tricolor assina o novo vínculo, que vai até o fim de 2028, na ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ScPKoHx 28-03-2024, 14:40
JP_Tricolor 27-03-2024, 07:09