Siga oGol no Twitter
    bet365
    O Messi da Argentina

    Messi e a Scaloneta: Como a Argentina foi do caos à invencibilidade recorde

    2021/10/11 11:41
    E0

    Por muito tempo a Argentina pediu o Messi do Barcelona. Agora, a melhor versão do craque aparece quando este veste a camisa alviceleste. Tudo graças a "Scaloneta", o apelido encontrado no país para descrever o momento mágico vivido sob o comando de um improvável Lionel Scaloni, e que já faz com que os Hermanos sonhem novamente com um título mundial.

    A Copa do Mundo do Catar já se aproxima e não há entre as grandes seleções uma capaz de se aproximar do recorde atual de invencibilidade da Argentina. Já são 24 jogos sem derrota, uma série impressionante, a segunda maior da história da seleção argentina, e a maior em atividade depois da queda da Itália na Liga das Nações.

    Lionel Messi, claro, é o astro desta equipe. Líder como nunca havia sido. Feliz e descontraído como nunca antes foi, mesmo em seus melhores momentos na Argentina. O título da Copa América, encerrando o jejum histórico argentino, tirou do craque e da seleção um peso enorme. O resultado é evidente: nos últimos quatro jogos, em três a equipe de Scaloni anotou três gols. O último, neste domingo, no clássico contra o Uruguai.

    Messi, por sinal, soma nove gols e cinco assistências em 13 jogos disputados pela seleção em 2021. Números dignos do melhor Messi, dos tempos de Barcelona, e que o torcedor do Paris Saint-Germain ainda espera ver na França, onde marcou apenas um gol em cinco partidas. 

    Mas o que mudou para fazer Messi brilhar? A resposta mais curta é: há jogo coletivo. Como nem mesmo existiu no vice-campeonato em 2014, quando uma finalização errada de Higuaín poderia ter derrubado a Alemanha do 7 a 1 na final. Mas vamos tentar abaixo destrinchar os pontos fortes da "Scaloneta".

    O "animal" Dibu Martínez

    ©Getty / NELSON ALMEIDA

    Um dos símbolos desta nova fase da Argentina, Emiliano "Dibu" Martínez já foi tema aqui em oGol. O goleiro chamou a atenção durante a Copa América por seu sacrifício para representar o país: deixou de acompanhar o nascimento da sua filha para se juntar aos convocados de Scaloni. Foi recompensado com um lugar na história da seleção como um dos heróis do título que encerrou a longa seca.

    Dibu Martínez tem daquelas histórias de superação que encantam. Há apenas dois anos, o goleiro ainda tentava encontrar o seu espaço como profissional, apesar do talento o ter levado cedo para a Inglaterra. As oportunidades tanto nos Gunners como na Argentina surgiram quase que por força do acaso, e Martínez estava pronto para elas.

    Chamado de "Animal" e "Monstro do gol" na imprensa argentina, Dibu ganhou um fã especial: Lionel Messi. Para o craque, o goleiro é um "fenômeno" capaz de deixar a todos tranquilos, com a certeza de que há debaixo das traves alguém capaz de corrigir eventuais erros defensivos.

    Romero e uma defesa segura

    Os erros na defesa argentina, por sinal, já são apenas esporádicos. E aqui há também um nome que tem ganhado destaque e, para muitos, é o responsável direto por essa nova segurança defensiva. Cristián Romero elevou o nível da zaga dos Hermanos, e tem deixado a Otamendi o bom papel de coadjuvante.

    O setor defensivo da Argentina pareceu nunca acompanhar o talento ofensivo na Era Messi. Romero vem dando a estabilidade necessária lá atrás para mudar isso, e conta com apoio de bom nível pelos lados também, com nomes como Nahuel Molina, Tagliafico ou Acuña.

    A Argentina de hoje parece mais forte defensivamente do que a própria versão de 2014, talvez a mais segura dos últimos anos, mas com nomes como Garay, Demichelis e Fede Fernández, que não eram unanimidades como Romero.

    Intensidade e posse: o "De Paulismo"

    ©Getty / Alexandre Schneider

    Talvez aqui a grande revolução de Scaloni. O meio-campo sempre problemático para os técnicos argentinos na última década, mesmo quando com bons nomes para o setor. Faltava ali um senso de conjunto, com dificuldade para encaixar peças de forma a funcionarem coletivamente. Messi por muitas vezes era forçado a recuar em demasiado para criar, e não encontrava com quem trabalhar a bola. Um problema que parece ter sido resolvido, e com nomes que talvez nem sejam os mais famosos da Era Messi.

    Contra o Uruguai, a Argentina entrou com a tríade formada por Paredes, De Paul e Lo Celso. Três atletas com poder de marcação e capacidade para trabalhar a bola. Juntos, os três fazem o jogo fluir sem deixar de lado a essência de intensidade do futebol argentino. O meia do Atlético, por sinal, tem conquistado cada vez mais a torcida dos nossos vizinhos e há quem exalte o novo "De Paulismo".

    Messi, o novo líder

    No ataque, Messi sempre teve boa companhia. No momento, é comum o vermos ao lado de Lautaro Martínez, que desempenha o papel que já foi de Higuaín com mais versatilidade e movimentação, além de Di María ou a opção mais jovem, Nicolas González. Com um coletivo bem encaixado, no entanto, o ataque consegue se movimentar com maior fluidez e tranquilidade. A maior diferença, no entanto, talvez seja o próprio Messi.

    Sempre se cobrou de Messi que solucionasse os problemas de toda a seleção argentina. O craque até tentava, mas em muitos momentos se viu perdido em campo. Por muito tempo, jogar na seleção pareceu para o atacante uma obrigação penosa, desconfortável. Pelo talento, Messi definia jogos, mas ainda assim era criticado e tratado às vezes até como um "forasteiro" por mídia e torcedores. Um peso enorme até para o maior jogador de sua geração.

    Quando a Argentina chegou ao fundo do poço, mergulhada no caos e nas trocas de comando, Messi decidiu dar um passo a frente. Se colocou como o líder fora de campo que nunca quis ser. Tornou-se porta-voz dos atletas e do próprio povo argentino. A relação mudou e, mais maduro, o craque se mostrou um símbolo do país por seu lado humano, como foi Maradona em seu tempo.

    Em campo, o desempenho também mudou. Messi soube dosar os rompantes de agressividade, quando nada ia bem para a Argentina, com os de alegria de quem vive pela amor à bola desde a infância. A estabilidade coletiva tornou o fardo menos pesado e as grandes atuações passaram a ser a rotina do argentino. Nunca se viu Messi tão feliz como nos últimos tempos com a camisa alviceleste, ainda mais com a conquista da Copa América.

    Scaloni, o improvável herói nacional

    ©Getty / Wagner Meier

    A Argentina é conhecida internacionalmente por produzir grandes técnicos. Nomes como Diego Simeone e Maurício Pochettino comandam clubes da elite europeia e aparecem sempre cotados para assumir a seleção argentina. Estabilizados por lá e com salários fora dos padrões sul-americanos, seria difícil convencer estes técnicos a deixarem seus cargos nesta altura de suas carreiras.

    Sem o mesmo renome de Pochettino e Simeone, mas também com respeito internacional, Jorge Sampaoli foi a última escolha de peso para o comando da seleção argentina. A sua passagem por lá foi um desastre, marcada por problemas de relacionamento com jogadores, dirigentes e até membros da própria comissão técnica. Entre eles estava um ex-jogador, Lionel Scaloni.

    Com passagem pela seleção argentina em seu tempo de jogador, e carreira de razoável sucesso atuando na Espanha, Itália e Inglaterra, Scaloni teve sua primeira experiência em uma equipe técnica no Sevilla, justamente com Sampaoli. Quando teve de assumir de forma temporária o comando da Argentina, ninguém apostava que duraria muito tempo: faltava-lhe nome, experiência, peso, tudo. E não foi fácil para o técnico ganhar o respeito em seu país.

    Scaloni foi efetivado em parte por seu bom relacionamento com os jogadores e em parte pela falta de opções disponíveis para assumir o comando da Argentina em um momento difícil. E o interino desacreditado e efetivado acabou por se tornar no ídolo inesperado e comandante do primeiro título argentino desde 1993. Sua seleção ganhou até um apelido carinhoso de "Scaloneta".

    Argentina
    Lionel Messi
    NomeLionel Andrés Messi Cuccittini
    Data de Nascimento/Idade1987-06-24(36 anos)
    Nacionalidade
    Argentina
    Argentina
    Dupla Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoAtacante (Ponta Direita) / Atacante (2º Atacante)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…

    Libertadores
    Flu nunca perdeu para os paraguaios
    O Cerro Porteño recebe o Fluminense pela competição internacional com um único objetivo: seguir sem nunca ter perdido para a equipe, que conta com três velhos ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 24-04-2024, 19:40
    Creed93 24-04-2024, 18:50
    ScPKoHx 24-04-2024, 15:02
    LukyMax_Santiago 24-04-2024, 13:07
    ScPKoHx 24-04-2024, 10:29
    grandejogadoor 24-04-2024, 08:33
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:12
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:08
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:19
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:12
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:53