Siga o instagram do oGol
    bet365
    Briga boa

    Retrospecto palmeirense ou década atleticana: O que prevalecerá na Libertadores?

    A semifinal brasileira da Copa Libertadores coloca frente a frente duas potências do futebol nacional na atualidade. Palmeiras e Atlético Mineiro farão nesta terça-feira (21) um dos jogos mais importantes da história deste confronto, que aconteceu pela primeira vez (em jogos oficiais) em 1967, e já foi disputado 72 vezes.

    No histórico geral, quem leva a melhor com boa margem de vantagem é o Palmeiras. O Verdão tem 34 vitórias diante do Atlético, enquanto o Galo venceu 26 vezes.

    Em um recorte de 2011 a 2021, porém, quem tem vencido mais é o Atlético Mineiro. Nas últimas 20 partidas entre os clubes, o Galo derrotou o Palmeiras em 11 oportunidades, e o Verdão saiu vitorioso somente três vezes (2018, 2019 e 2020).

    Ao longo desses 54 anos de história de Palmeiras x Atlético Mineiro, alguns jogos ficaram marcados para a história.

    O primeiro encontro

    O torneiro Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) proporcionou o primeiro embate oficial entre Palmeiras e Atlético Mineiro. No dia 29 de março de 1967 os clubes se enfrentaram pela primeira vez e o palco foi o estádio Mineirão, onde será o jogo de volta da semifinal.

    Naquele jogo de 1967, o Galo saiu vitorioso, num jogo em que contou com dois gols contra do Palmeiras para vencer por 4 a 2. Quem sorriu ao final do campeonato acabou por ser o Palmeiras, que sagrou-se campeão, enquanto o Atlético ficou pelo caminho na primeira fase.

    O quadrangular final

    O primeiro grande Palmeiras x Atlético Mineiro aconteceu em 1970, pelo menos se considerarmos aqui a relevância do confronto. Assim como hoje, os clubes eram duas potências do futebol brasileiro, afinal disputavam o quadrangular final que daria o título nacional do Robertão.

    No Pacaembu, quem levou a melhor foi o Palmeiras, que bateu o Atlético por 3 a 0. A vitória, no entanto, não acabaria por ser suficiente para os palmeirenses levantarem o título da competição, que ficou com o Fluminense.

    Os mata-matas

    Esta será a quinta vez em que os clubes se encontram em um mata-mata, a primeira na Copa Libertadores. Antes, Palmeiras e Atlético se enfrentaram na Copa do Brasil (1996 e 2014), na Mercosul (2000) e na Sul-Americana (2010).

    Fora a Copa do Brasil de 2014, em que o Atlético venceu os dois jogos, quem avançou nos demais encontros de mata-mata foi sempre o Palmeiras.

    As goleadas

    A maior goleada já ocorrida no confronto é do Palmeiras, que venceu o Atlético por 5 a 0 na Copa do Brasil de 1996. Naquele jogo, o Verdão contava com um de seus grandes times na história, não por acaso todos autores de gol tem história pela seleção brasileira: Cafú, Cléber, Rivaldo e Müller.

    Pelo lado atleticano, a maior vitória sobre o Palmeiras aconteceu em 2002, no Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, o Galo contou com dois gols de Mancini, que guiou o triunfo tranquilo fora de casa por 4 a 0.

    Nesta terça-feira, ninguém espera goleada para qualquer um dos lados. A expectativa para Palmeiras x Atlético Mineiro é de um encontro que entrará para a história deste confronto, que ainda terá outro capítulo daqui uma semana.

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Parmera vai perder as duas
    2021-09-21 10h11m por JP_Tricolor
    Vai se retrancar todo e jogar no contra-ataque. O Atlético é bem seguro e não vai cair na armadilha. Hulcosta vai furar o ferrolho e levar.

    Futebol italiano
    Para seguir no topo
    A Internazionale sobrou no Italiano, e já deu início ao planejamento para defender o título em 2024/25 e almejar mais no futuro. Piero Ausilio, diretor de futebol do clube, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05