Siga oGol no Twitter
    bet365
    Dúvidas para Tite

    Sem jogadores do Espanhol e do Inglês, Brasil perde 12 convocados; quem pode substituir?

    Um time completo de desfalques para a seleção, este pode ser o resultado caso não seja revertida a decisão da Premier League e de La Liga de não liberarem jogadores para a disputa das Eliminatórias. Em teoria, as ligas não têm autonomia para impedir a convocação, já que subordinadas à Fifa são obrigadas a liberar os jogadores em datas pré-estabelecidas. O tema ainda vai render capítulos nos bastidores, e enquanto não é solucionado torna-se um prato cheio para exercícios de imaginação.

    Entre todos os setores do campo, o único que não foi prejudicado na seleção brasileira é a lateral. Os convocados de Tite para a posição foram Daniel Alves, Guilherme Arana, Alex Sandro e Danilo, estes dois últimos jogadores da Juventus. Até o momento, a Serie A italiana não se pronunciou sobre o veto às convocações em decorrência da pandemia da Covid-19.

    Quanto às demais posições, caso a decisão do Campeonato Inglês e Espanhol prevaleça, o comando técnico da seleção brasileira terá que pensar em outras soluções. Dos goleiros aos atacantes, quem são os jogadores que podem ganhar espaço com 12 ausentes?

    Goleiros

    Alisson e Ederson são duas unanimidades na seleção há um bom tempo. A discussão sobre a posição, normalmente, é sobre qual dos dois deve ser o titular, tanto que na última Copa América os goleiros se revesaram no posto.

    Apesar de ser uma perda inegável na posição, em que Alisson, inclusive, foi eleito o melhor do mundo em 2019, a reposição parece ser das mais simples.

    O primeiro nome que ganha força é o de Santos, goleiro do Athletico, que tem trajetória muito parecida com a de Weverton, atual terceiro goleiro da seleção. Santos foi titular no ouro olímpico e se mostra preparado para fazer a transição para a equipe principal.

    Os outros dois nomes que brigam são Cássio e Éverson. O goleiro corinthiano é jogador de confiança de Tite e conta com experiência na seleção, apesar de ter apenas um jogo com a amarelinha, foi convocado para a Copa do Mundo de 2018 e Copa América de 2019. No caso de Éverson, do Atlético Mineiro, recentemente foi revelado pelo diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano, que o goleiro estaria no radar da seleção, com sondagens recentes por parte da comissão técnica.

    Zagueiros

    Éder Militão, do Real Madrid, e Thiago Silva, do Chelsea, são mais dois jogadores que perderiam a convocação para enfrentar Argentina, Chile e Peru. Lucas Veríssimo (Benfica) e Marquinhos (PSG), por hora, não têm nenhum impeditivo para se manterem na lista.

    A equipe oGol levantou quatro jogadores mais prováveis de disputarem as duas vagas: Luan Peres (Marseille), Léo Ortiz (Red Bull Bragantino), Gil (Corinthians) e Nino (Fluminense).

    A opção mais coerente e óbvia entre os quatro jogadores seria Léo Ortiz. O zagueiro do Braga foi convocado para a Copa América e, portanto, esteve com boa parte do grupo durante o mês do torneio. 

    Gil, do Corinthians, segue a mesma premissa de Cássio como um jogador de confiança de Tite, além de ter experiência na seleção, e compor a segunda melhor defesa do Brasileirão. Apesar disso, a última convocação do zagueiro foi há quatro anos.

    Correm por fora para uma posição na zaga Luan Peres e Nino. O ex-jogador do Santos, atualmente no Marseille de Sampaoli, deixou o Brasil como um dos principais defensores em atividade no futebol nacional, enquanto Nino foi titular da seleção olímpica.

    Meio de campo

    Aqui está a maior dificuldade para Tite. As ausências de Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United), provavelmente, serão sentidas mais do que quaisquer outras.

    A saída de Fred pode até dar lugar para um nome pedido há algum tempo na seleção, que é o de Gérson. No entanto, quais jogadores poderiam surgir na posição de volante?

    Fato é que não há reposição à altura para Casemiro e Fabinho, sequer jogadores com as mesmas características. Alguns nomes projetados podem ser os de Mateus Henrique, já convocado para a seleção principal e que esteve em Tóquio, Arthur, em baixa na Juventus, ou até mesmo opções mais ousadas e com fator emergecial, como Lucas Leiva (Lazio) e Walace (Udinese).

    Atacantes

    Em termos de volume, a posição que mais perde é o ataque. Cinco jogadores podem acabar desconvocados por Tite: Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Raphinha (Leeds United), Richarlison (Everton) e Matheus Cunha, que acaba de se transferir para o Atlético de Madrid.

    Ao menos, no ataque, não faltam alternativas para a seleção brasileira. Hulk, do Atlético Mineiro, não é um centroavante de origem como Gabriel Jesus, mas tem desempenhado bom papel no futebol brasileiro desde que retornou, e já é mesmo um nome no radar de Tite.

    Pelos lados do gramado, uma troca de Raphinha e Richarlison por Éverton Cebolinha, Bruno Henrique, Antony, Malcom ou Dudu não seria uma surpresa. Outro jogador, inclusive citado por Tite em coletiva é Matheus Pereira, ex-West Browich Albion, que foi o jogador brasileiro com mais participação em gols na última Premier League.

    No caso do ataque, não custa lembrar que Gabriel Barbosa, do Flamengo, já está convocado. Pedro, também Rubro-Negro, normalmente é um nome que faz parte do clamor popular, mas enfrenta neste momento a pior seca de gols da carreira, e cada vez mais se consolida como reserva de Gaigol.

    Possíveis trocas

    Goleiros: Alisson (Santos) e Ederson (Cássio/Éverson)

    Zagueiros: Militão (Léo Ortiz/Luan Peres) e Thiago Silva (Gil/Nino)

    Meio-Campistas: Casemiro (Lucas Leiva/Walace), Fabinho (Mateus Henrique/Arthur) e Fred (Gérson)

    Atacantes: Firmino (Cebolinha/Antony), Gabriel Jesus (Hulk), Raphinha (Bruno Henrique/Matheus Pereira), Richarlison (Dudu/Malcom), Matheus Cunha (Pedro)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados
    Equipe

    Futebol Nacional
    Falta respeito com o ídolo?
    Nem mesmo o fato de ser ídolo no Corinthians tem poupado Cássio da pressão. Em um desabafo emotivo após derrota para o Argentino Juniors, o goleiro admitiu o momento ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 24-04-2024, 08:12
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:08
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:19
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:12
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:53
    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09