Siga oGol no facebook
    bet365
    Desafio para Pochettino

    Messi e companhia: Como montar o novo PSG Galáctico?

    2021/08/11 13:00
    E8

    O momento é de euforia em Paris com a chegada de Lionel Messi, e Mauricio Pochettino certamente está mais que satisfeito com a oportunidade de treinar o melhor jogador do mundo. Mas, na prática, há ainda muito por fazer, e o desafio do técnico é imenso: como montar uma equipe equilibrada com tanto talento à disposição.

    A responsabilidade no caso é toda de Pochettino, e as possibilidades são muitas. Enquanto não recebemos os primeiros sinais de como o técnico argentino vai armar o seu time de estrelas, nos resta apenas tentar encaixar as peças em um exercício de suposição. Entre escolhas de nomes e esquemas táticos, trazemos abaixo a nossa análise.

    Começamos pelo mais fácil: a titularidade do trio MNM. O PSG já deixou sua mensagem de que Mbappé está no clube para ficar, e resta a Pochettino treinar sua equipe em função do trio com o francês, Messi e Neymar. Não que o treinador tenha motivos para reclamar. De qualquer forma, aqui percebemos quem mais "perde" com a chegada do craque ex-Barcelona - Icardi, Sarabia e Di María. Difícil imaginar um lugar para os dois primeiros neste ataque, e Di María certamente terá sua parcela de sacrifício se quiser jogar com frequência.

    Atrás do trio, Verrati parece o único nome com presença garantida entre os titulares. A expectativa é que vejamos uma escalação combativa no meio-campo e nomes como Paredes, Danilo Pereira, Wijnaldum, Ander Herrera e Gueye estão entre os candidatos no setor. Aqui percebemos outro nome importante que já perdeu espaço e pode se tornar ainda menos frequente: Draxler, com concorrência pesada tanto no meio como no ataque.

    Na defesa, Sergio Ramos e Marquinhos devem ter lugar garantido, com Kimpembe como outro nome importante. Hakimi foi contratado para ser titular e Bernat, em plenas condições físicas, encontra pouca concorrência na lateral esquerda. Isso se Pochettino decidir por utilizar uma linha de quatro... Vamos então ao nosso exercício tático.

    Um ofensivo 4-2-3-1

    Reforços de peso
    Apesar de ter perdido o título na França para o Lille em 2020/21, a expectativa é de vermos o PSG voltar a seu domínio absoluto no campeonato local depois de um período de transição, e ainda mais forte com as chegadas de Donnarumma, Sergio Ramos, Hakimi, Wijnaldum e Messi. Pois bem, Pochettino pode optar por um sistema que comporte não apenas um trio de ataque, mas um quarteto mágico.

    Neste 4-2-3-1, Neymar, Di María, Mbappé e Messi formariam a ponta ofensiva. E poderiam revezar ainda em funções no setor. Pela idade, Messi seria forte candidato para voltar ao papel de "falso 9", abrindo espaço para a velocidade de Neymar e Mbappé pelas pontas, com Di María centralizado. Messi poderia ainda jogar como 10, atrás de Mbappé, ou na ponta direita. Em todos os casos, Neymar é o nome ideal pela esquerda.

    Independente de quem forem os meias escolhidos para dar suporte ao quarteto, os dois terão de assumir o sacrifício defensivo. O sistema pode parecer um pouco desequilibrado, mas pode funcionar principalmente contra adversários inferiores tecnicamente.

    4-2-3-1: Donnarumma (Keylor Navas); Hakimi, Sergio Ramos, Marquinhos e Bernat; Verrati e Wijnaldum (Paredes, Gueye, Danilo); Mbappé, Di María e Neymar; Messi.

    Meio reforçado no 4-3-3

    A diferença é sutil, mas pode ser determinante. Para dar mais liberdade ao trio MNM, Pochettino pode optar por trocar Di María por um meia mais combativo. E a inspiração para o técnico pode vir junto com Wijnaldum: o Liverpool de Jürgen Klopp.

    Imagine Messi, novamente centralizado, fazendo o papel de Firmino, com Neymar e Mbappé copiando a movimentação ofensiva de Sadio Mané e Salah pelos lados, sempre se apresentando na área para os espaços deixados pela inteligência do companheiro argentino. Um estilo direto e intenso, que exigiria muito fisicamente do trio e principalmente do brasileiro e do francês.

    No meio-campo, Wijnaldum faria o papel de... Wijnaldum. Verrati estaria ao seu lado percorrendo todo o campo da defesa ao ataque. Atrás, o volante mais destruidor, com Gueye ou Danilo. O trio poderia ser mais ousado com Paredes, mas perderia em marcação.

    4-3-3: Donnarumma (Keylor Navas); Hakimi, Sergio Ramos, Marquinhos e Bernat; Gueye (Danilo ou Paredes),Verrati e Wijnaldum; Mbappé, Messi e Neymar.

    A opção pelos três zagueiros

    Se Wijnaldum pode dar dicas sobre as táticas de Klopp, outro reforço chega também com boas referências. Hakimi foi um dos trunfos de Antonio Conte na Internazionale, e o lateral pode explorar todo seu potencial se tiver a cobertura de três zagueiros. No caso, três grandes defensores, com Sergio Ramos, Marquinhos e Kimpembe, todos com qualidade para sair jogando.

    Cabe dizer que esta é a opção preferida aqui na redação em oGol, ainda mais se for possível explorar a qualidade de Di María pela ala esquerda. Resta saber se o argentino teria, hoje, capacidade física para suportar a temporada com todo o desgaste físico de fazer o papel de ir e voltar durante os 90 minutos.

    Para o sistema funcionar, um dos três atacantes teria de ser sacrificado recompondo o meio-campo em um 3-5-2. Neymar seria o nome ideal para isso, jogando como um 10, mas poderia muito bem revezar com Messi para evitar o desgaste, com Mbappé abusando de sua velocidade e força física para infernizar as defesas.

    3-5-2: Donnarumma (Keylor Navas); Marquinhos, Sergio Ramos e Kimpembe; Hakimi,Verrati, Neymar, Wijnaldum e Di María; Mbappé e Messi.

    Argentina
    Lionel Messi
    NomeLionel Andrés Messi Cuccittini
    Data de Nascimento/Idade1987-06-24(36 anos)
    Nacionalidade
    Argentina
    Argentina
    Dupla Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoAtacante (Ponta Direita) / Atacante (2º Atacante)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Por mim no 4-3-3.
    2021-08-12 15h05m por adrianolyon
    Navas (Donnarumma), Hakimi, Marquinhos, Sérgio Ramos, Bernat, Verratti (Paredes), Wijnaldum (Gueye), Dí Maria, Messi, Neymar e Mbappé (Icardi).

    Mas eu sendo o Presidente, ou o Diretor do PSG, eu contrataria outro lateral esquerdo, e outro camisa 9 se o Mbappé realmente estiver de saída. .
    Eu já acho a única forma viável
    2021-08-12 10h56m por JP_Tricolor
    Então, considerando que ele vai ter de usar o MNM, qualquer escalação vai ser ofensiva. Eu acho que colocar o Di Maria formando um quarteto é complicado. Fora isso, o Hakimi é ofensivo demais. Uma linha de 4 com Hakimi e bernat, que é fraquinho fisicamente, seria uma peneira. A única forma que vejo isso dando certo é com 3 zagueiros e três meias que marquem. O Hakimi e o Neymar vão ter de recompor, mas não tanto, principalmente o Neymar. É bem ofensivo, mas o Hakimi faria a linha d...ler comentário completo »
    Sei lá gente
    2021-08-12 08h51m por ScPKoHx
    Esses 3-5-2 não parecem realistas. Duvido muito que dá certo uma formação com dois alas onde um é atacante (Neymar). Vai defender a esquerda como? Guardiola adoraria isso para ter alguém deitando ali nos espaços.
    PSG no 3-5-2
    2021-08-12 05h27m por JP_Tricolor
    Eu acho que esse time pede três zagueiros. Até pq o Bernat é fraquinho e o Hakimi é um monstro ofensivamente. Ninguém deu essa sugestão, mas para evitar colocar um quarteto ofensivo com Di María, é só mandar ele para o banco e jogar com Neymar pela esquerda. Uma versão diferente do 4-2-3-1- Ficaria um 3-3-3-1 - Messi de falso nove, Mbappé de segundo atacante, Hakimi na direita e Neymar para a esquerda. Ou Messi de 10, Mbappé de centroavante. O Hakimi recompõe mais que o Neymala, que pode aparecer mais na área
    ScPKoHx concordo
    2021-08-11 23h53m por lionelparis
    O 4-3-3 me parece a melhor das opções, mas o Di Maria vai ter que jogar muito para conseguir vaga.
    Quadrado mágico
    2021-08-11 18h40m por Lucas17
    Um esquema com Messi, Neymar, Mbappé e Di María no ataque é mortal no videogame, mas, na vida real, só dá para ter esses caras juntos formando um time base se o Di María estiver disposto a jogar como ala-esquerdo, em um esquema de 3 zagueiros. Qualquer outra formação deixaria o time muito exposto nas transições. O Messi é menos um na fase defensiva, e o Neymar está longe de ser um bom marcador, sem contar o Hakimi, que ataca como um ponta e não é nenhum primor na defesa.
    MU
    Pochettino
    2021-08-11 13h12m por MuriCrespo
    MuriCrespo escalaria o PSG no 3-5-2 com: Donnarumma; Marquinhos, Ramos, Kimpembe; Hakimi, Gueye, Di María, Bernat, Neymar; Mbappé e Messi.
    Opções
    2021-08-11 13h09m por ScPKoHx
    Não faltam opções para montar esse time. Mas creio que apostar no 4-3-3 seja melhor neste começo.

    - Neymar como meia e um ataque com Mbappé, Messi e Di Maria.

    - Messi como meia e um ataque com Neymar, Mbappé e Di Maria.
    Links Relacionados

    Copa Sul-Americana
    Ainda sem vencer
    O Cruzeiro segue sem saber o que é vencer na Copa Sul-Americana 2024. Nesta terça-feira, 23, foi até o Chile enfrentar o Unión La Calera, desperdiçou chances no ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09
    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05