Siga oGol no Twitter
    bet365
    3 semanas para o início da segundona

    Série B em crise: Desempenho de candidatos ao acesso assusta no primeiro semestre

    Há exatamente três semanas do início da Série B, é difícil de encontrar o clube que desponte como candidato sério ao acesso para a elite em 2022. O cenário é de crise futebolística em praticamente metade dos clubes que figuram na segunda divisão deste ano. Nos estaduais, o desempenho dos clubes da B mostra dificuldade para medir forças com equipes da C, D e até mesmo dos sem divisão.

    Em maior ou menor escala, pelo menos sete clubes enfrentam um péssimo desempenho nos estaduais que disputam: Botafogo, GE Brasil, Goiás, Londrina, Ponte Preta, Vitória e Vasco. Vamos a análise de cada um dos casos.

    Botafogo

    Independente da crise financeira que o assola, o Botafogo, devido ao porte do clube, por ser recém-rebaixado da Série A e até mesmo pela tradição, seria naturalmente um candidato ao acesso. Neste momento, os resultados e o futebol praticado não apontam tanto para este caminho.

    O clube de General Severiano terminou a Taça Guanabara em sétimo lugar, atrás de Portuguesa (atualmente sem divisão nacional), Volta Redonda (Série C) e Nova Iguaçu (sem divisão). Em 2021 o Botafogo tem aproveitamento de vitórias inferior a 29%, são apenas quatro triunfos em 14 partidas.

    Grêmio Esportivo Brasil (GE Brasil)

    Na Série B desde 2016, o GE Brasil se consolidou nos últimos anos como uma equipe de meio de tabela na segunda divisão. Para 2021, até mesmo se quiser apenas repetir a marca das temporadas anteriores, o desempenho do clube precisa melhorar bastante.

    Pelo Campeonato Gaúcho, o Brasil de Pelotas passou longe da disputa por uma vaga no mata-mata e concentrou-se em não ser rebaixado. O clube escapou do rebaixamento por três pontos e mais perdeu do que venceu neste ano: são cinco derrotas, três empates e apenas três vitórias.

    Goiás

    O Esmeraldino é, sem dúvidas, um dos clubes em pior situação no ano. Por pouco, o Goiás conseguiu a proeza de não se classificar (ou até mesmo de ser rebaixado) no campeonato estadual.

    No Campeonato Goiano, em um grupo com seis equipes, o Goiás terminou em 4º, apenas um ponto a frente da não-classificação e a dois do rebaixamento. A classificação para o mata-mata não adiantou muita coisa, já que acabou eliminado de todas as formas nas quartas de final. Em 2021 são seis derrotas, quatro empates e três vitórias. No Goiano, o clube ficou atrás dos modestos Aparecidense (Série D) e Iporá (sem divisão).

    Londrina

    O Campeonato Paranaense sofre com grande atraso e ainda não tem a próxima fase definida, mesmo assim já é fácil perceber as dificuldades do Londrina. 

    A primeira vitória do clube na temporada 2021 só aconteceu na segunda-feira (3). Antes disso, o Londrina empatou seis jogos consecutivos e perdeu uma partida. O péssimo desempenho até aqui levou o LEC a mudar de técnico: depois de começar a temporada sob comando de Silvinho, é hoje treinado por Roberto Fonseca.

    Ponte Preta

    A Macaca tem o desempenho mais equilibrado que as equipes listadas anteriormente, mas também parece ser insuficiente para quem sonha em retornar para a Série A.

    Na temporada, a Ponte tem cinco vitórias, seis derrotas e dois empates. Com os resultados conquistados até aqui, a Ponte está eliminada do Campeonato Paulista, em disputa amplamente dominada pelo São Paulo no grupo B, e sem conseguir ser páreo para a Ferroviária, equipe que disputará a Série D e ainda assim conseguiu classificar-se antecipadamente para o mata-mata do estadual.

    Vasco

    Faça-se justiça, o Vasco é quem tem melhor desempenho entre essas equipes. O Cruz-maltino, pelo menos, tem mais vitórias do que derrotas na temporada, o único ao lado do Vitória entre esses sete clubes.

    Utilizando o Carioca como "laboratório", o time de Marcelo Cabo terminou a primeira fase em 5º lugar, fora do mata-mata principal. A sobrevivência do clube na disputa depende de uma reviravolta contra o Madureira, de quem perdeu o primeiro jogo da semifinal da Taça Rio. Na temporada, o Vasco tem cinco vitórias, três derrotas e seis empates.

    Vitória

    A inconsistência é a marca do Vitória em 2021. Vivo na Copa do Brasil com dois triunfos e com boa participação na Copa do Nordeste, em que só caiu na semifinal, para o Ceará, o clube patina no estadual.

    Pelo Campeonato Baiano, em que utilizou time misto e reserva em algumas oportunidades, o clube acabou eliminado logo na primeira fase. Juazeirense, Bahia de Feira, e Atlético-BA, todos clubes de Série D, terminaram na frente do Leão. Na temporada, o Vitória tem oito vitórias, nove empates e quatro derrotas.

    Dentro da análise, vale uma menção especial ao Guarani de Campinas. O clube avançou para a próxima fase do Campeonato Paulista, terminando na frente do Santos no grupo D, fato que o leva a não ser considerado entre as equipes em crise. Apesar disso, o Guarani tem mais derrotas (5) do que vitórias (4) em 2021.

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Times apontados
    2021-05-08 17h43m por LukyMax_Santiago
    Acho que dentre os maiores, Cruzeiro tem grandes chances de subir.
    Só o Vasco
    2021-05-07 19h10m por raonymarins
    Dos citados, só acredito no acesso do Vasco
    Acho q o Cruzeiro dessa vez sobre, mais vai ser sofrido. . . .
    Botafogo pra mim fica no meio da tabela
    E como Paulista, não acredito em acessos de Ponte e Guarani
    Links Relacionados
    Competição

    Mercado
    Oficial
    Apesar dos reforços experientes para a disputa da Série B, o Santos continua valorizando sua famosa categoria de base. Nesta terça-feira (23), o Peixe garantiu a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09
    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05