Por muito tempo um dos jogadores mais contestados do elenco do Palmeiras, Rony parece ter encontrado nos adversários sul-americanos um ótimo caminho para o destaque no Alviverde. Com números discretos no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, o atacante é o jogador com maior número de participações em gols na Libertadores, se tornando peça indispensável na luta do Palmeiras pelo título continental.
Com um gol e duas assistências na partida da última quarta-feira (25), contra o equatoriano Delfín, Rony chegou a nove participações diretas em gols na Libertadores, liderando o quesito na competição. Pelo torneio, o atacante marcou três vezes e deu seis assistências. O único que o alcança é o atacante Fidel Martínez do Barcelona, também do Equador, com oito gols e uma assistência.
Outros jogadores do Palmeiras a aparecerem com destaque na competição são os atacantes Luiz Adriano com quatro gols, Wesley e William com três gols e uma assistência cada.
Se Rony é um dos - ou o mais - importantes jogadores do Palmeiras na Libertadores, o mesmo não se aplica a outras competições que o Verdão disputa na temporada. O atacante, que se destacou no Athletico e foi comprado em fevereiro por cerca de R$ 28 milhões, só conseguiu marcar seu primeiro gol pela equipe paulista depois de 22 jogos.
Após o início ruim, Rony foi defendido à época pelo então técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo.
"Ele fez uma temporada muito boa no Atlhetico, mas no Palmeiras a cobrança a é diferente e ele está se adaptando. Acho que ele vai encontrar o melhor momento dele. Tem que ter calma para deixar ele jogar".
Um dos destaques da Libertadores, Rony não consegue manter o mesmo nível em outras competições. No Campeonato Brasileiro, o atacante disputou 15 partidas pelo Palmeiras, marcou apenas um gol e não deu assistência. Na Copa do Brasil, competição em que entrou em campo três vezes nesta temporada, Rony ainda não deixou a sua marca.
Desempenho similar ao que ele teve no Campeonato Paulista. Rony participou de nove jogos na campanha do título do Palmeiras, sem conseguir participar diretamente em nenhum gol marcado pelo Verdão.
Com a maioria das suas participações em gols concentradas na Libertadores, o atacante foi as redes quatro vezes e deu seis assistências em toda a temporada, em um retrospecto que ainda não anima o torcedor palmeirense.
Mas os números também mostram que na disputa do Palmeiras pelo título da Libertadores, competição que não vence desde 1999, Rony é um dos principais personagens.
![]() | ![]() |
![]() |