Siga o instagram do oGol
      bet365
      Duro desafio no retorno da Bundesliga

      Baixo desempenho na década pode levar Bremen de volta a segunda divisão, 40 anos depois

      Quando no início desta década, em 2011, o Werder Bremen disputava a Liga dos Campeões, difícil seria imaginar que ao final dela a luta seria muito diferente. Hoje, o Alviverde ocupa um lugar na zona de rebaixamento da Bundesliga e o descenso pode voltar a figurar na história do clube, 40 anos depois da última vez em que não esteve na elite alemã.

      O Werder, neste momento, é o 17º colocado no Campeonato Alemão, ou seja, o vice-lanterna. São apenas quatro vitórias nos 24 jogos disputados até aqui e a pior defesa da Bundesliga, com 55 gols sofridos. 

      A última partida disputada pelo clube, antes da paralisação do futebol na Alemanha, em decorrência da pandemia de Covid-19, poderia ter dado o respiro que o clube precisava. O jogo era contra o Fortuna Düsseldorf, numa disputa direta contra o rebaixamento, mas acabou derrotado, em casa, por 3 a 1.

      Década para esquecer

      Nada de muito produtivo aconteceu nos últimos 10 anos para o Werder Bremen. Na verdade, o clube parece desfalecer aos poucos, ano após ano.

      Na década anterior, compreendida de 2001 a 2010, o clube disputou competições europeias em oito anos, sendo cinco deles seguidos na Liga dos Campeões. Em 2003/04 o clube, inclusive, levantou o quarto troféu de Bundesliga da sua história, numa campanha com ampla vantagem em relação ao segundo colocado (Bayern) e com direito a artilharia de um brasileiro, Aílton.

      A disputa da Champions em 2011 veio somente como fruto do fechamento dos bons anos anteriores, mas logo ficou como decepção, eliminado em último lugar de um grupo com Tottenham, Internazionale e Twente. Naquela mesma temporada, o clube já começava a flertar com a metade de baixo da tabela na Bundesliga.

      O time, que outrora contava com jogadores de calibre de seleção alemã, como Mesut Ozil, Mertesacker e Torsten Frings foi perdendo suas estrelas. Hoje, por exemplo, não tem um jogador na seleção do país. Até conta com vários selecionáveis no elenco, mas o único que já integrou uma seleção de elite é o holandês Davy Klaassen, que também não é convocado por seu país desde 2017.

      Não é, portanto, de hoje que o Alviverde enfrenta uma crise, e não somente no futebol, mas também financeira. Segundo o jornal alemão Bild, o Werder é um dos clubes da Bundesliga em pior situação, agravada ainda mais em meio a esta pandemia.

      Há 40 anos...

      No futebol alemão não há clube que tenha disputado todas as edições da Bundesliga. A única equipe que detinha tal feito era o Hamburgo, mas a longínqua história na elite acabou em 2018.

      Atualmente, o Werder Bremen é o clube com mais participações no Campeonato Alemão, 56 vezes, uma a mais que o poderoso Bayern e também do que o próprio Hamburgo, fora da primeira divisão há duas temporadas.

      Para o Alviverde, a última vez fora da elite foi na temporada 1980/81, resultado da queda no ano anterior. Naquele ano, o clube tinha um aproveitamento praticamente idêntico ao que possui hoje, com 19 pontos em 24 partidas (um a mais do que tem atualmente). O time também tinha, até então, a pior defesa do campeonato.

      O acesso aconteceu logo no primeiro ano na segundona. O clube voltou para a elite e, de cara, foi disputar a Copa da Uefa, competição que equivale agora com a Liga Europa.

      Para retomar a luta contra o descenso e buscar dias melhores, sem precisar de um rebaixamento para tal, o clube joga na segunda-feira (18) contra o Bayer Leverkusen.

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados

      Mercado
      Oficial
      Perto da estreia da Série B, o Vila Nova anunciou nesta quinta-feira, 18, a contratação do lateral-esquerdo Rhuan, que estava no Àgua Santa para a disputa do último ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      ScPKoHx 18-04-2024, 18:50
      Jorjao123 18-04-2024, 10:23
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:49
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:47
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:46
      MI
      Militarprd 17-04-2024, 19:08
      Piranho 17-04-2024, 16:02
      BR
      Brasfooteiro 17-04-2024, 07:21