Siga oGol no facebook
    bet365
    Futebol Internacional
    Hat-trick no aniversário

    De campeão finlandês a artilheiro da sensação austríaca: Conheça João Klauss, atacante do LASK

    2020/03/11 06:55
    E0

    Nesta quinta-feira terão início as oitavas de final da Liga Europa. Dentre os 16 times que brigam pelo título, talvez a maior surpresa venha da Áustria: o LASK. Ainda muito atrás em número de conquistas de Rapid Viena, Austria Viena e Red Bull Salzburg, os maiores campeões do país, a equipe de Linz tem tido uma rápida ascensão nos últimos anos. 

    Em 2016/17, o LASK foi campeão da segunda divisão e retornou à elite. A última e única vez que o time foi campeão da Bundesliga Austríaca, e também da Copa da Áustria, foi em 1964/65. Na temporada atual, a equipe de Linz chegou até a semifinal da Copa da Áustria, sendo eliminado pelo Red Bull Salzburg, liderou a primeira fase do campeonato nacional e vai encarar o poderoso Manchester United, no mata-mata continental.

    E se tem time indo bem na Europa, quase sempre conta com a ajuda de um brasileiro. No caso do LASK, um dos responsáveis pelo sucesso é o atacante João Klauss. O jogador, que pertence ao Hoffenheim e está emprestado à equipe austríaca, foi bem jovem para o continente europeu, onde tem se destacado com muito gols.

    Do Rio Grande do Sul à Alemanha

    João Klauss foi descoberto pelo Hoffenheim ainda na base do Grêmio, antes de ser emprestado ao São José, clube da capital gaúcha. O atacante chegou a Alemanha através de uma parceria entre o clube alemão e um grupo de empresários. 

    ''O Hoffenheim mapeia muito bem o futebol brasileiro, tanto que levaram Roberto Firmino e Joelinton. Meus empresários fizeram uma parceria com um grupo alemão, que tem uma relação muito boa com o clube e, a partir daí, me descobriram e começaram as conversas, que levaram em torno de quatro meses'', disse o jogador, que foi o convidado da semana do podcast oGol Pelo Mundo

    Antes mesmo de estrear pelo Hoffenheim, João Klauss foi emprestado ao HJK, da Finlândia, para pegar experiência no futebol europeu. Pelo clube de Helsinque, capital do país, o atacante viveu uma ótima temporada, sendo artilheiro (21 gols marcados) e campeão do campeonato nacional em 2018. 

    ''A adaptação foi difícil no começo, com uma cultura diferente, é um país muito frio, mas fui muito bem recebido. O Rafinha, brasileiro que estava lá, me ajudou bastante. O principal desafio foi que treinávamos todos os dias e a maioria dos jogos eram em campos com gramado sintético. Mas eu fui bem e o lado profissional acabou ajudando na adaptação rápida''.

    No início de 2019, João Klauss se apresentou ao LASK, da Áustria, novamente para um empréstimo. O atacante chegou com a temporada em andamento e explicou um pouco a maneira que a equipe austríaca atua. 

    ''A principal diferença é a intensidade que o LASK joga. Levei um tempo para me adaptar ao estilo de jogo do clube, que joga bastante contra a bola". 

    Grande fase do artilheiro

    No dia primeiro de março, João Klauss comemorou 23 anos e o aniversário foi em grande estilo. O jogador teve participação decisiva na vitória do LASK por 5 a 1, sobre o Hartberg, ao marcar um hat-trick. Já no último final de semana, o atacante marcou o gol da vitória de sua equipe, fora de casa, sobre o Mattersburg, por 1 a 0. 

    ''Foi a primeira vez que joguei no meu aniversário e fiz três gols pelo profissional. Foi um presente muito especial, a vitória, os gols e a liderança do campeonato. Isso tudo me deixou muito feliz. A atmosfera entre torcida, comissão e jogadores vem ajudando muito''.

    Em um grande momento dentro de campo, João Klauss se prepara agora para enfrentar o Manchester United, invicto há dez jogos e sem sofrer gols nos últimos oito, pelas oitavas de final da Liga Europa, na próxima quinta-feira. O atacante espera que a equipe austríaca aproveite a boa fase que vive no nacional para desempenhar um bom papel contra o gigante inglês. 

    ''O Manchester United tem ótimos jogadores na defesa e no ataque. Vamos enfrentar essa grande equipe e precisamos aproveitar o bom momento que estamos vivendo e a chance de jogar partidas deste tamanho. Nós temos que dar o nosso melhor. Todos no clube estão felizes em jogar contra eles. Vai ser um prazer.''

    A primeira fase do Campeonato Austríaco teve fim no último final de semana. Doze equipes disputam a competição e agora, elas serão divididas em dois grupos: os seis primeiros brigarão pelo título, enquanto os últimos definem quais times serão rebaixados. Nas últimas temporadas, o Red Bull Salzburg tem sido o papa-títulos no ambiente doméstico e João Klauss espera que o LASK possa desbancar o rival. 

    ''O Salzburg teve uma predominância. No ano passado fomos bem, mas ficamos muitos pontos atrás. Esse ano estamos melhor. Tem muitas rodadas pela frente, acredito que vai ser o campeonato mais disputado dos últimos anos, com quatro, cinco times brigando pelo título. Nós estamos focados.''

    Futuro na Europa

    Até o momento, o atacante soma 17 gols em 34 partidas pela sensação austríaca. Com contrato até 2022 com o Hoffenheim, João Klauss se diz focado na temporada atual com o LASK, porém mostra desejo em atuar na Bundesliga alemã. 

    ''Tenho muitos objetivos na Áustria e quero pensar somente aqui. A hora que a temporada acabar, vamos sentar e conversar. Claro que a Alemanha me enche os olhos porque, junto com a Inglaterra, tem os melhores campeonatos do mundo. Se tiver a oportunidade de jogar lá, será um prazer, mas quero pensar somente no LASK.''

    Longe do Brasil desde 2016, o jogador revelou que sente falta de estar perto da família e dos amigos. Apesar da distância, o camisa 9 do LASK destacou que a vivência no futebol europeu tem agregado bastante em sua formação como atleta profissional. 

    ''O que mais gostei daqui foi a mentalidade de trabalho e o cuidado com o corpo, que é o nosso instrumento de trabalho. A mentalidade vencedora é um pouco diferente. A intensidade do futebol é maior que a do Brasil e poder disputar grandes campeonatos como Liga dos Campeões e Liga Europa, chama atenção também.''

    Por fim, o atacante lembrou que o momento mais marcante na carreira foi o título do Campeonato Finlandês, com o HJK, e o mais divertido, foi a chegada ao Hoffenheim. 

    ''No começo, eu não falava inglês, nem alemão. Alguns tentaram aprender alguma palavra em português para me ajudar. Eu sempre era o último na fila de algum exercício. Fazíamos mímica para nos entendermos (risos). Esse momento, com os jogadores fazendo mímica, falando um pouco de português e espanhol, foi o mais divertido.''

    O LASK recebe o Manchester United pela partida de ida das oitavas de final da Liga Europa nesta quinta-feira, às 14h55, horário de Brasília. A partida da volta está marcada para a Inglaterra, na semana que vem, às 17h.  

    Brasil
    João Klauss
    NomeJoão Klauss de Mello
    Data de Nascimento/Idade1997-03-01(27 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    Dupla Nacionalidade
    Itália
    Itália
    PosiçãoAtacante (Centroavante)

    Fotografias(4)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados

    Libertadores
    Que virada!
    O Palmeiras foi o time da virada no estádio Banco Guayaquil. O Independiente del Valle foi soberano no primeiro tempo e abriu 2 a 0. Mas um gol de Endrick já perto do intervalo deixou ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 24-04-2024, 19:40
    Creed93 24-04-2024, 18:50
    ScPKoHx 24-04-2024, 15:02
    LukyMax_Santiago 24-04-2024, 13:07
    ScPKoHx 24-04-2024, 10:29
    grandejogadoor 24-04-2024, 08:33
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:12
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:08
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:19
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:12
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:53
    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09