Siga oGol no Twitter
Iguala Jardel e Crespo, e ameaça número de Gabigol

Com sequência recorde na Liberta, 'Neymar Equatoriano' se candidata a artilheiro e entra no caminho do Fla

2020/02/27 09:27
Texto por Eduardo Massa e Cláudio Sobrinho
E0

A Copa Libertadores sequer entrou na fase de grupos e já temos um candidato forte à artilharia. Com uma sequência recorde, Fidel Martínez colocou o Barcelona equatoriano no caminho do Flamengo na Libertadores, e conta com apenas um gol a menos que Gabigol em toda a campanha campeã de 2019.

Para quem não recorda pelo nome, Fidel Martínez é frequentemente chamado de "Neymar Equatoriano", embora seja na verdade mais velho do que o brasileiro. Com 30 anos, o talentoso ponta chegou a ter passagem pelo Brasil, na base do Cruzeiro, e poderia ter estreado como profissional ao ser emprestado pela Caldense, mas não foi aproveitado à época.

Fidel acabou por voltar ao Equador para dar início a sua carreira, e passou boa parte dela no México, com curta experiência pelo Peñarol, do Uruguai. Foi campeão nos dois países e retornou ao Equador para defender o Barcelona em 2019. Marcou 16 gols e foi vice-artilheiro no último Campeonato Equatoriano.

Mas não estamos aqui para falar da carreira de Fidel Martínez, e sim dos seus feitos na Libertadores. Vamos a eles...

Marca de Jardel e Crespo e contando

O Barcelona teve de passar por três fases eliminatórias antes de se garantir na fase de grupos da Libertadores. Não foi um caminho fácil, deixando Progreso (Uruguai), Sporting Cristal (Peru) e Cerro Porteño (Paraguai) pela estrada. Fidel marcou em todos os seis jogos: foram oito gols ao todo. Gabriel Barbosa foi artilheiro em 2019 com nove gols.

A sequência de seis jogos marcando gols é recorde, embora dividido com outros cinco jogadores. Jardel, ex-Grêmio, foi o primeiro a conseguir o feito, em 1995, seguido por Hernan Crespo, pelo River Plate. Juan Pablo Ángel (River), Santiago Salcedo e Roberto Nanni (ambos pelo Cerro) são os outros recordistas de jogos seguidos marcando gols na Libertadores.

De quebra, ao marcar duas vezes na goleada de 4 a 0 sobre o Cerro nesta quarta, Fidel se isolou como segundo maior goleador equatoriano na Libertadores, com 18 gols, superando Carlos Juaréz, com 17. O primeiro colocado, no entanto, parece inalcançável: Alberto Spencer tem 54 gols e é o artilheiro com sobras de toda a história do torneio.

No detalhe abaixo, a categoria de Fidel ao marcar seu oitavo gol na Liberta 2020...

 

Equador
Fidel Martínez
NomeFidel Francisco Martínez Tenorio
Data de Nascimento1990-02-15(30 anos)
Nacionalidade
Equador
Equador
PosiçãoAtacante (Ponta Esquerda) / Atacante (Centroavante)

Fotografias(1)

Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Com contrato até o próximo dia 15, o meia Vitinho está com futuro indefinido no Red Bull Bragantino. O clube de Bragança Paulista já demonstrou desejo em contar com ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Lucas17 02-04-2020, 10:55
adrianoaugusto 02-04-2020, 09:39