Siga oGol no facebook
    bet365
    Data histórica

    Há 15 anos, Messi fazia seu primeiro jogo como profissional

    2019/10/16 09:04
    E2

    No dia 16 de outubro de 2004, o antigo estádio do Espanyol, Olímpic Lluís Companys, foi o palco da estréia de um jovem garoto argentino, de 17 anos, três meses e 22 dias. Era Lionel Messi, que se tornaria, ao longo dos anos, um dos maiores jogadores da história do futebol.

    Mais de 30 mil pessoas se apertavam no estádio para acompanhar o clássico da Catalunha. O jogo valia pela sétima rodada do Campeonato Espanhol, liderado na época pelos Culés

    Outros tempos

    Os ídolos, até então, eram outros. O time que o holandês Frank Rijkaard escalou no dia tinha Victor Valdés na meta, Rafa Márquez, Oleguer e Puyol na defesa, Belletti e Giovanni van Bronckhorst nas alas, Deco e Xavi organizando as jogadas e Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto´o e Henrik Larsson na frente. 

    Deco marcou o gol da vitória logo cedo, aos dez minutos. Rijkaard fizera duas mudanças e, coincidentemente, entraram dois futuros ídolos. Aos 22 minutos, foi a campo Andrés Iniesta. Aos 38, Lionel Messi, com a camisa 30. 

    ©Getty / LLUIS GENE
    Pela Liga, naquela temporada, Messi jogou apenas 71 minutos. Demorou cerca de sete meses e meio até o primeiro gol, contra o Albacete. Entrou aos 43 e marcou aos 45, com passe genial de Ronaldinho. A finalização, não menos genial, foi por cobertura, com a categoria que mais tarde todos reconheceriam.

    O primeiro jogo na Liga dos Campeões foi no dia sete de dezembro de 2004, na Ucrânia, contra o Shakhtar Donetsk. Iniesta, que encaixava aos poucos no time, também jogou e, como Messi, foi titular. Só que o nigeriano Julius Aghahowa marcou duas vezes e deu a vitória aos donos da casa. 

    Durante as primeiras temporadas de Barcelona, o argentino caia pelos lados do campo e tinha seu brilho ofuscado por Ronaldinho Gaúcho, melhor jogador do mundo em 2004, 2005, e terceiro em 2006.

    Já era possível prever o futuro brilhante do pequeno argentino, Na temporada 2006/2007, ainda amadurecendo, Messi repetiu Maradona com gol brilhante, pela Copa do Rey, contra o Getafe, passando por cinco marcadores e pelo goleiro. Foi nesta temporada também que o garoto começou a brilhar contra o Real Madrid, anotando três gols em um jogo.

    A criação de um mito

    Ao fim da temporada 2007/08, o clube resolveu mudar. Pep Guardiola, que então dirigia a equipe B, passou a ser o treinador principal do Barça. Foi, possivelmente, um dos fatores a fazer Dinho deixar a Catalunha, rumo a Milão. Outro protagonista se formaria: o Messi, que passaria a usar a dez. 

    Os poucos minutos da temporada 2004/05 vinham aumentando gradativamente. Na temporada seguinte, foram 25 jogos e oito gols, depois 36 e 17, na seguinte 40 e 16. Mas foi na temporada 2008/09 que a Pulga ganharia espaço de vez. 

    2005/06 já havia sido uma temporada de glórias para o Barça, com título europeu e nacional, mas a figura principal era Ronaldinho. Em 2008/09, o protagonista dessas mesmas conquistas, além da Copa do Rei e do Mundial, fora Messi, que passou a jogar como falso nove. 

    O argentino fez 51 partidas e marcou 38 gols naquele período, média de 0,75 por jogo. Os números começaram a ser assustadores. Apenas começaram. 

    Números de um gênio

    Na temporada seguinte, os números foram ainda mais assustadores. Na verdade, deixaram de ser números de um grande atacante para ser de um fora de série. 

    Messi fez 53 jogos e marcou 47 gols, média de 0,89 por partida. No final de 2009, ou seja, no meio da temporada europeia, o prêmio de melhor jogador do mundo passou a ser do argentino. Era o primeiro dos seis já conquistados até o presente momento.

    ©Getty / Tullio Puglia - FIFA
    Se por um lado no Barça, a trajetória de Messi é repleta de conquistas, na seleção argentina é diferente. Apesar de já ser o maior goleador da história de nuestros hermanos, o craque nunca conseguiu um título sequer pelo seu país. Até esteve perto, na final da Copa do Mundo de 2014, mas os alemães interromperam o sonho, que ainda segue vivo.

    Argentina
    Lionel Messi
    NomeLionel Andrés Messi Cuccittini
    Data de Nascimento/Idade1987-06-24(36 anos)
    Nacionalidade
    Argentina
    Argentina
    Dupla Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoAtacante (Ponta Direita) / Atacante (2º Atacante)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    dei sorte
    2019-10-16 15h59m por wagnerfaria
    eu vivi pra isso.
    Links Relacionados

    Copa Sul-Americana
    Primeira derrota na Sula
    O Corinthians mostrou pouco repertório ofensivo, perdeu Raul Gustavo por um destempero em expulsão infantil e acabou derrotado pelo Argentinos Juniors, fora de casa, por 1 a 0. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09