Siga o instagram do oGol
    bet365
    A evolução do lateral em números

    Uma década de Marcelo no Real Madrid: O menino que virou ídolo

    2017/01/07 12:08
    E0

    Exatamente no dia sete de janeiro, mas em 2007, Marcelo fazia seu primeiro jogo pelo Real Madrid. De lá para cá, o menino daquela estreia se tornou um ídolo incontestável na posição. 

    No primeiro jogo, Marcelo entrou ainda no primeiro tempo do encontro contra o Deportivo, no lugar de Michel Salgado. Na época, Sergio Ramos ainda era aproveitado na lateral-direita, e a zaga foi composta pelo então melhor do mundo, Fábio Cannavaro, e Iván Helguera. 

    ©Getty / Denis Doyle

    O vestiário dos Merengues naquele tempo era recheado de estrelas. Não que hoje em dia não seja, mas Ronaldo, David Beckham, Raúl González, Ruud van Nistelrooy, Casillas, Guti e companhia faziam um time de personalidades de respeito. 

    A pressão não era só por estar entre quem Marcelo estava. Era pelo brasileiro ser herdeiro de um compatriota que ganhou tudo e foi titular daquela posição por mais de uma década: Roberto Carlos. 

    O ex-Fluminense mostrou personalidade e, aos poucos, foi ganhando seu espaço. No começo, era boa arma para entrar durante as partidas. Ofensivo, tinha dificuldades na marcação. 

    Com o passar do tempo, para ser titular, teve de aperfeiçoar isso também. José Mourinho o ajudou muito, e o próprio lateral já falou disso publicamente. 

    Marcelo
    Real Madrid
    Total
    382 Jogos   30509 Minutos
    26   67   2   12x
    ver mais »

    "Mourinho me ajudou muito a melhorar defensivamente, minha agressividade. Agora em cada partida se vê que vou para cada bola como um louco. Agora gosto de defender e marcar o adversário", disse, em entrevista em 2010. 

    Mas o caminho para virar unanimidade foi longo. Com o próprio Mourinho, chegou a perder espaço. Com Ancelotti, revezou um pouco com Fábio Coentrão. Mas, hoje em dia, o torcedor blanco não vê nenhum jogador melhor que Marcelo para jogar na lateral-esquerda do clube. 

    O número de jogos de Marcelo pela equipe da capital espanhola foi aumentando com o passar das temporadas, com queda maior só na última temporada de Mourinho na Espanha. Na primeira, em que jogou pela metade, foram seis, subindo para 32, depois 34, 43, 50, depois caindo um pouco nas três seguintes para 44, 19 e 39, até virar unanimidade nas últimas com 53, 41 e, na atual, 21. 

    Se Roberto Carlos passou de uma década pelo Real Madrid, Marcelo completa seus dez anos de clube. No jogo que "comemorou" esse "aniversário", os Merengues golearam o Granada. Marcelo foi bem, deu assistência e foi ovacionado pela torcida. 

    Já são 381 jogos e 26 gols com a camisa branca. Títulos não faltam: de Copa do Rei até Mundial de Clubes, passando por três Campeonatos Espanhóis e duas Ligas dos Campeões Como Roberto, ganhou tudo.

    Se ainda não alcançou os mais de 500 jogos e quase 70 gols do antigo lateral pelo clube, pelo menos fica com a certeza da idolatria. E dos elogios que o próprio Roberto Carlos lhe direcionou recentemente. 

    "O Marcelo é o melhor do mundo, faz um futebol mais real. Só espero que o Marcelo não seja melhor que eu, mas ele está jogando muito bem. No momento, ele é o melhor lateral-esquerdo que tem no mundo. Tecnicamente, o melhor é ele. Eu era mais potência e chute". 

    Brasil
    Marcelo
    NomeMarcelo Vieira da Silva Júnior
    Data de Nascimento/Idade1988-05-12(35 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    Dupla Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoDefensor (Lateral Esquerdo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados
    Jogador
    Equipe

    Copa Sul-Americana
    Primeira derrota na Sula
    O Corinthians mostrou pouco repertório ofensivo, perdeu Raul Gustavo por um destempero em expulsão infantil e acabou derrotado pelo Argentinos Juniors, fora de casa, por 1 a 0. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:53
    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09