Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Histórias do futebol
      Histórias do Futebol

      Salvador Reyes: O jogador mais velho a disputar uma partida oficial

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      Quanto tempo é preciso para entrar para a história do futebol? O ex-atacante Salvador Reyes tem duas repostas para esta questão: 71 anos, essa é a idade recorde que um jogador pisou em um gramado de uma partida oficial; 50 segundos, esse foi o tempo que o recordista ficou em campo.

      O recorde foi estabelecido em uma partida do Campeonato Mexicano de 2008, entre Chivas e Pumas. Salvador Reyes, do alto de suas sete décadas, entrou em campo como titular pelo Chivas, deu três toques na bola, e acabou substituído na sequência por Omar Bravo. Mas, por que?

      A situação, no mínimo inusitada, se tratou de uma homenagem para Salvador Reyes, mas requereu todos os protocolos oficiais, inclusive federar o veterano à Federação Mexicana para que pudesse jogar. Atacante do Chivas entre as décadas de 1950 e 1960, o mexicano é um dos grandes ídolos da história do clube, pelo qual foi sete vezes campeão nacional e defendeu as cores por 15 anos. Do ano que deixou o Chivas, em 1967, até o retorno aos gramados, Reyes ficou 41 anos sem vestir a camisa do clube profissionalmente.

      Quando foi homenageado, em 2008, Reyes era o maior artilheiro da história do Chivas, com mais de 150 gols pelo clube. Por ironia do destino, anos mais tarde, o veterano acabou ultrapassado justamente por... Omar Bravo, o atacante que havia dado seu lugar de titular para a homenagem à Reyes.

      Além da vasta história pelo Chivas, Salvador Reyes foi também um jogador importante da seleção mexicana. O atacante representou o México nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1966. Apesar de ter passado em branco nos mundiais, Reyes marcou 11 vezes por seu país.

      O caso de Reyes se tratou de uma homenagem, mas bastou para torná-lo oficialmente o jogador mais velho a disputar uma partida na história do futebol. Há, porém, jogadores que desafiaram a ciência e prolongaram a carreira além do que se poderia imaginar. O caso mais emblemático e de um jogador do mais alto padrão do esporte, talvez, seja o do lendário Stanley Matthews, que jogou de 1931 até 1965, até os seus 50 anos.

      D

      Fotografias(1)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados