Siga oGol no Twitter
      bet365
      Histórias do Futebol
      Histórias do Futebol

      Panenka: o inventor da cavadinha

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      Quando falamos em "cavadinha" no futebol, lembramos de Loco Abreu, ou mesmo de Zidane contra a Itália na final da Copa de 2006. Mas o lance foi inventado bem antes. 

      Nascido na Tchecoslováquia no fim da década de 1940, Antonín Panenka foi ídolo do Bohemians, mas se consagrou mesmo vestindo a camisa da seleção de seu país. 

      Foi com a camisa da Tchecoslováquia que Panenka realizou o lance que marcou sua carreira. A "cavadinha", como ele mesmo contou anos depois, não foi uma improvisação, mas sim algo treinado. 

      Panenka inventou a "cavadinha" em 1974. Segundo o próprio, só errou uma cobrança até que, em 1976, teve a chance de bater um pênalti na final da Eurocopa daquele ano. 

      A Tchecoslováquia tinha a chance de dar ao torcedor um título histórico, e a decisão era nos pênaltis. Uli Hoeness havia desperdiçado a cobrança anterior e Panenka teve a chance de derrubar os alemães, favoritos ao título. 

      O meia correu para a bola, esperou a definição do goleiro e deu a famosa "cavadinha". No futebol, o lance ficou conhecido como pênalti à Panenka. 

      A bola entrou, e a Tchecoslováquia acabou campeã. Panenka ainda jogou outra Euro e uma Copa do Mundo, com dois gols em 1982, mas ficou marcado mesmo na história pelo gol contra a Alemanha. 

      Pelé chegou a dizer que só um gênio, ou um louco, para tentar algo assim. Panenka virou referência e, nas décadas seguintes, diversos craques seguiram seu exemplo. 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Domingo, 20 Junho 1976 - 15:15
      FK Crvena Zvezda
      Sergio Gonella
      2-2
      (5-3 Pen.)
      Ján Svehlík 8'
      Karol Dobias 25'
      Dieter Muller 28'
      Bernd Hölzenbein 90'
      Estádio
      FK Crvena Zvezda
      Lotação55538
      Medidas110x73
      Ano de Inauguração1963