No dia 3 de maio de 1902, no campo do Parque da Antarctica Paulista, Mackenzie e Germânia fizeram o primeiro jogo oficial da história do futebol brasileiro. Longe do contexto moderno, os times que participavam daquele primeiro Campeonato Paulista não se dedicavam exclusivamente ao futebol, à época um esporte novo, que começava a engatinhar rumo ao profissionalismo.
Naquele Paulista, cinco clubes disputavam o troféu: São Paulo Athletic, casa do lendário Charles Miller; Paulistano, que anos mais tarde viria a dar origem ao São Paulo por meio de jogadores dissidentes; Sport Club Internacional, formado maioritariamente por imigrantes europeus; Mackenzie, formado por alunos da universidade homônima e que até hoje se dedica à diversas modalidades esportivas; e o Germânia, atual Esporte Clube Pinheiros, que teve de mudar seu nome em decorrência dos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial.
Certamente, nenhum daqueles jogadores envolvidos na partida entre Mackenzie e Germânia tinham ideia do marco histórico que faziam para o esporte mais popular do Brasil. Segundo relatos da época, um grande número de famílias esteve presente no estádio para ver a peleja, a primeira do estadual.
O autor do primeiro gol oficial do futebol nacional foi marcado por Mario Eppingaus, que inaugurou o placar do jogo para o Mackenzie. Ainda no primeiro tempo, o alemão Kirschner deixou tudo igual para o Germânia. Mas a reação parou por aí.
Ainda na primeira etapa, os germânicos perderam Muss, um dos melhores jogadores do time, lesionado em uma queda. A partir de então, o controle foi reestabelecido por parte do Mackenzie.
"O team do Mackenzie tem muito mais velocidade que seu concorrente e, devido a isto, do começo ao fim, a bola manteve-se mais favorável ao Mackenzie", lê-se na crônica de O Estado de S. Paulo no dia seguinte.
Os velocistas, então, conseguiram a vitória na segunda metade com um gol de Alicio de Carvalho. Aquele Campeonato Paulista viria a acabar com título do São Paulo Athletic. Mesmo sem título, para a história, sempre estarão os times e jogadores que deram um dos mais importantes passos para o futebol brasileiro.
2-1 | ||
Alicio de Carvalho 83' Eppingaus ![]() | Kirschner 37' |